Educação e Votuporanga

Um amplo programa de qualificação da mão de obra para todas as atividades econômicas desenvolvidas na região assegura uma visão otimista para as próximas décadas.

Escolas técnicas e tecnológicas, aliadas aos mais eficientes centros de qualificação profissional, compreendem toda uma gama de qualificação para a mão de obra local, voltada para as indústrias de confecção, alimentícia, moveleira, de transportes, sucroalcooleira e agrícola.

Votuporanga conta com as unidades do sistema “S” – Senai, Sebrae, Senac, Sesi e Sest/Senat – e ainda comporta universidades e diversos órgãos voltados para a capacitação da mão de obra e estímulo às novas tecnologias.


ESCOLA PAULA SOUZA

A cidade conta com a Escola Técnica Estadual de São Paulo – Etec, autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que atende alunos do ensino técnico profissionalizante, antecipando demandas sociais e do mercado de trabalho, alcançando e mantendo o grau de excelência diante do mercado em seus processos de ensino e aprendizagem.


1º ESPAÇO EMPRESARIAL DO ESTADO

Inaugurado em 2010, o Espaço Empresarial de Votuporanga é uma iniciativa pioneira voltada para o ramo de confecções. O objetivo é capacitar a mão de obra local e desenvolver técnicas inovadoras de produção, estimulando o empreendedorismo, a melhoria da competitividade do setor e a geração de emprego e renda para a população.

A unidade abriga incubadora para pequenas empresas, cooperativa de costura, atendimento do Banco do Povo para financiamentos, salas de aula para qualificação de mão de obra e um centro de eventos para indústrias do setor.
Cerca de 1,5 mil pessoas já foram capacitadas pela unidade.


ENSINO UNIVERSITÁRIO

Com uma população universitária próxima de atingir 10 mil alunos, Votuporanga disponibiliza cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos em várias áreas do conhecimento.


UNIFEV

Mantida pela Fundação Educacional de Votuporanga, a Unifev possui mais de 7 mil alunos em dois campi, com destaque para a Cidade Universitária.
Oferece aproximadamente 40 cursos de graduação, além de pós-graduação e técnicos, especialmente desenvolvidos para atender ao mercado regional.


IFSP

O Instituto Federal de Educação Tecnológica de Votuporanga oferece gratuitamente educação superior, básica e profissional para jovens e adultos, levando em consideração as potencialidades e as atividades produtivas principais da região, incluindo Engenharias, cursos Técnicos e Tecnológicos e até mesmo Doutorado Profissional.


FACULDADE FUTURA

A Faculdade Futura oferece cursos de graduação em Administração, com ênfase em Gestão de Negócios e Pós-Graduação, com MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios e Gestão Sucroalcooleira.