12/09/2022

Profissionais de saúde podem se vacinar contra Meningite em Votuporanga

Vacina Meningocócica C Conjugada está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e também no horário do trabalhador

Trabalhadores da área da saúde e profissionais de apoio podem se vacinar contra a Meningite em Votuporanga. A vacina Meningocócica C Conjugada está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e também no horário do trabalhador para as unidades que atendem. O objetivo é proteger os profissionais, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no País. Para receber a dose, é necessário apresentar documentos pessoais e também comprovante de que atua em estabelecimento de saúde.

Têm direito a receber o imunizante trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. Ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos, doulas e parteiras.

A orientação aos trabalhadores de saúde e profissionais de apoio é que, mesmo com o esquema vacinal completo, devem se vacinar com mais uma dose que ficará disponível pelo sistema público de saúde até fevereiro de 2023.


Voltar