11/07/2022

Unidade de Coleta de Sangue da Secretaria da Saúde realizará atendimento nesta terça e quinta-feira com agendamento

Doação às terças-feiras é das 15h às 18h e toda quinta, das 8h às 11h

A Unidade de Coleta "Dr. Elcio Sanchez Estevez", realizará, com agendamento prévio, atendimento nesta terça-feira (12/07) e quinta-feira (14/07) para receber doadores de todos os tipos sanguíneos. Para agendar, os interessados devem entrar em contato através dos telefones (17) 3423-2986 e (17) 9 8116-7145 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Apesar do agendamento ser feito durante a semana toda, o procedimento para quem for doar possui horários diferentes. Toda terça-feira, é realizado no período da tarde das 15h às 18h e, às quintas-feiras, das 8h às 11h; no primeiro sábado de cada mês, exceto quando for feriado ou ponto facultativo, também é feito no mesmo horário do período da manhã.

A importância da doação regular é para manter um estoque de bolsas de sangue com capacidade suficiente de armazenamento e, por isso, necessita da colaboração da população, independentemente do tipo sanguíneo do doador. Além de acondicionar um estoque com capacidade suficiente para eventuais emergências, a importância da doação também é fundamental para transfusões e cirurgias; uma bolsa coletora pode salvar até quatro vidas

Doações
Interessados devem apresentar documento oficial com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional; ter entre 16 e 69 anos, sendo a primeira doação realizada antes dos 60 anos e menores de 18 anos acompanhados dos pais ou responsáveis; homens devem pesar mais de 50kg e as mulheres, mais de 51kg; estarem saudáveis e apresentarem nome de medicação, se for o caso. Durante a triagem clínica, outros critérios são avaliados.

Doações realizadas no período da manhã não necessitam jejum, seguindo com alimentação normal e as que são feitas no período da tarde, após o almoço é recomendado esperar três horas. Também é importante ter um boa noite de sono de, no mínimo, seis horas; evitar jejum e ingestão de bebidas alcoólicas no prazo de 12 horas e também não fumar uma hora antes do serviço de coleta do sangue, além de refeições leves.

Além disso, homens e mulheres possuem intervalos diferentes para realizarem a doação no prazo de 12 meses; doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes com intervalo mínimo de dois meses entre cada uma e as mulheres podem fazer a doação até três vezes, mas mantendo um período de três meses entre as doações.

A unidade está localizada na avenida da Saudade, nº 2.603, bairro Cidade Nova.

Voltar