Turista

Catedral Nossa Senhora Aparecida – Praça da Matriz

No dia 19 de Junho de 2016, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, foi elevada ao título de diocese. Com a conquista, a Igreja Matriz – que já é uma referência católica e cartão postal do município – passará a ser catedral. A diocese agora é parte do regional Sul 1 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) com território desmembrado do bispado de São José do Rio Preto  e Jales, e é composta por 25 municípios e 28 paróquias, atendendo uma população de 230 mil habitantes, sendo 172 mil católicos.

O Papa Francisco nomeou como novo bispo, o padre Moacir Aparecido de Freitas, que nasceu em 22 de agosto de 1962 em Ibirá. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1981-1983) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984-1987) e atualmente é integrante do clã da diocese de São Carlos e responsável pela Paróquia Santa Tereza D´Ávila, em Ibitinga.

Biblioteca Municipal "Castro Alves"

A Biblioteca “Castro Alves” também está com acervo novo e atualizado, composto por livros, jogos e DVD´s. Destaque para as obras em braile, livro falado e audiolivros.

Os títulos literários já estão à disposição da população para empréstimo. Para se tornar usuário, é necessário levar documento com foto e comprovante de endereço para efetuar cadastro. Todo o acervo está sendo catalogado e estará disponível para consulta pelo site da Prefeitura, onde o leitor poderá pesquisar, reservar e sugerir aquisição de novas obras pela internet.

Seguindo padrões de grandes centros com Bibliotecas referências (como a de São Paulo e a do Parque Villa-Lobos), fortalecer, potencializar e difundir o caráter inovador das bibliotecas no que diz respeito à estrutura, acervo, localização, acessibilidade e oportunidades de inclusão social.

Concha Acústica

Com cobertura e totalmente reformulada, a Nova Concha Acústica foi inaugurada em 16 de agosto de 2013. A conquista garantiu a realização de eventos independentemente do fator climático, se tornando palco de grandes atrações, com recorde de público.

Recebe cerca de 20 apresentações por mês. Já passaram importantes nomes como: Raimundos, Zélia Duncan, Mariângela Zan, Arnaldo Antunes, Biquíni Cavadão, Rolando Boldrin, Chico César, Jorge Aragão e Otto.

Praça São Bento

Monumento Tori

Nova Rua Amazonas

A Nova Rua Amazonas, inaugurada em 2011, trouxe um novo conceito de centro comercial para a cidade e região. O projeto moderno e inovador passou a ser mais um orgulho e um belo cartão postal dos votuporanguenses.

Parque da Cultura

O Parque da Cultura é composto pelo  Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” e pelo Centro de Lazer, que possui ciclovia, pista de cooper, quadras de vôlei de areia, campos de futebol de areia, playground, aparelhos para ginástica, anfiteatro aberto, sanitários e vestiários e praça de alimentação.

Há também a fonte luminosa nos dois lagos e ainda iluminação, paisagismo e arborização composta por centenas de árvores de diferentes espécies, além de decks de madeira e mirante com visão para todo o Parque.

Com mais de 105 mil m², o Parque da Cultura é um espaço democrático tanto para a prática de esportes, quanto para a cultura da população, com a realização de vários eventos durante o ano todo.

Museu Municipal "Edward Coruripe Costa"

Logo na entrada do prédio, o visitante encontra um totem digital com informações sobre o espaço, que posteriormente terá também toda a programação cultural atualizada.

Uma mesa interativa e um vídeo wall – seis telas sensíveis ao toque - instalados no Museu, possuem menu com a história do município, acervo fotográfico, patrimônio, curiosidades, datas, nomes dos prefeitos e jogos, tudo de fácil manuseio e de forma atrativa para os interessados em conhecer um pouco mais sobre Votuporanga.

Situado no terceiro piso do prédio, também estará aberto a visitação e agendamento de escolas. Com novo layout expográfico e iluminação específica, a apresentação do acervo fotográfico e dos objetos que pertenceram às famílias da cidade ficou ainda mais valorizada. O espaço conta com reserva técnica onde o visitante poderá pesquisar material histórico com toda comodidade.

Centro de Convenções "Jornalista Nelson Camargo"

O Centro de Convenções "Jornalista Nelson Camargo", inaugurado no dia 16 de julho de 2010, garantiu estrutura de qualidade para as apresentações. Localizado em área de 2,5 mil m², o espaço possui capacidade para 377 pessoas (com acessibilidade).