Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Saúde
Tamanho do Texto
A-
A+

Unidade de Coleta de Sangue

Doações podem ser feitas às terças, quintas e todo primeiro sábado de cada mês, mediante agendamento prévio

A Unidade de Coleta de Sangue, inaugurada no dia 5 de maio de 2017 pela Prefeitura de Votuporanga, está em funcionamento e atende aos interessados em doar sangue. A doação pode ser feita às terças, das 15h às 18h; quintas, das 8h às 11h; e todo primeiro sábado de cada mês, das 8h às 11h, mediante agendamento. O funcionamento da Unidade é de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. 

Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente, no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes, 2652, esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, pelo telefone 3426-7530, ramal 210, ou (17) 98116-7145. A Unidade tem capacidade para coletar até 40 bolsas de sangue por dia de funcionamento. 


A médica hematologista responsável pela unidade, Brígida Cristina do Amaral Botelho Prudêncio, diz que o município consome cerca de 250 bolsas de sangue por mês, e com o serviço mais vidas poderão ser salvas. “Sangue não é um produto que pode ser comprado, é preciso colaboração e consciência da população para o ato da doação”, ressalta.


A conquista da unidade foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga. 


Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos um em cada dez pacientes internados necessitam de sangue e até quatro vidas podem ser salvas com uma doação. 

Quem pode ser doador?

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até 3 doações ao ano e os homens 4. 

Caso esteja tomando algum tipo de medicação, levar o nome do medicamento e apresentá-lo na unidade. 


Não pode doar


Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer. Quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco não deve doar. 

Recomendações


Antes de doar é importante:


  • Dormir bem, pelo menos 6 horas;
  • Evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Não fumar duas hora antes. 

Tamanho do Texto
A-
A+
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook