Investidor

13ª cidade com a gestão mais eficiente do Brasil

Pesquisa publicada na Folha deste domingo mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros

Uma pesquisa realizada em agosto de 2016 envolvendo 5.281 cidades brasileiras apontou que Votuporanga tem uma das gestões mais eficientes do Brasil. O estudo foi realizado pela Folha de São Paulo, em conjunto com o DataFolha, e mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. Em uma escala que vai de zero a um, Votuporanga ficou na 13ª colocação, com índice de 0,620.

Os dados revelaram que apenas 24% dos municípios têm gestões eficientes. O estudo teve como base gastos com educação, saúde, saneamento e receita total das prefeituras. Votuporanga possui receita de R$ 2.377 por habitante. Do total, 26% são aplicados em Educação e 21% em Saúde.

| SANEAMENTO BÁSICO

A área de saneamento foi a melhor avaliada, com 0,971, bem acima da média nacional de 0,567. Foram considerados o percentual de domicílios na rede de fornecimento de água (97%), esgoto (96%) e os atendidos pelo sistema de coleta de lixo (98%). Porém, o estudo utilizou dados do Censo 2010 do IBGE. Atualmente, 100% das casas já recebem água tratada e coleta de lixo, e 99,75% já têm rede completa de esgoto.

| 100% DAS CASAS RECEBEM ÁGUA TRATADA

| EDUCAÇÃO

Em educação, o Município conquistou o índice de 0,756, ante a média nacional, de 0,509. Para a análise desta área tomou-se como parâmetro os percentuais de crianças de 4 e 5 anos matriculadas no ensino fundamental e de 0 a 3 que frequentam creches. De acordo com dados da época, 39% das crianças de 0 a 3 anos estavam em creche e 97% de 4 e 5 anos na escola.

Hoje esse número é bem maior. Temos 3.500 crianças matriculadas nas unidades de Educação Infantil e atendemos 64% dos nascidos em Votuporanga, índice acima dos 50% preconizados pelo Plano Nacional da Educação. Na faixa etária de 4 e 5 anos já atendemos 100% da demanda.

| SAÚDE

Na saúde, com índice de 0,529, foi levantada a cobertura por equipes de atenção básica, que chega a 89%; e o número de médicos por mil habitantes no município, que equivale a 1,2. Porém, atualmente, houve um acréscimo de cerca de 100 profissionais de medicina na área.

| FUNCIONALISMO PÚBLICO

Outro número avaliado pela pesquisa foi a proporção de funcionários públicos. Votuporanga possui 2,5 servidores para cada 100 habitantes, abaixo da média das cidades brasileiras, de 5,1, e ainda menor que Cachoeira da Prata (7,7), município mineiro que conquistou a primeira colocação do ranking.