Investidor

Completa Rede de Ensino Universitário, Técnico e Tecnológico

Um amplo programa de qualificação da mão de obra para todas as atividades econômicas desenvolvidas na região assegura uma visão otimista para as próximas décadas.

Escolas técnicas e tecnológicas, aliadas aos mais eficientes centros de qualificação profissional, compreendem toda uma gama de qualificação para a mão de obra local, voltada para as indústrias de confecção, alimentícia, moveleira, de transportes, sucroalcooleira e agrícola.

Votuporanga conta com as unidades do sistema “S” – Senai, Sebrae, Senac e Sesi – e ainda comporta universidades e diversos órgãos voltados para a capacitação da mão de obra e estímulo às novas tecnologias.

| ESCOLA PAULA SOUZA
A cidade conta com a Escola Técnica Estadual de São Paulo – Etec, autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que atende alunos do ensino técnico profissionalizante, antecipando demandas sociais e do mercado de trabalho, alcançando e mantendo o grau de excelência diante do mercado em seus processos de ensino e aprendizagem.

| 1º ESPAÇO EMPRESARIAL DO ESTADO

Inaugurado em 2010, o Espaço Empresarial de Votuporanga é uma iniciativa pioneira voltada para o ramo de confecções. O objetivo é capacitar a mão de obra local e desenvolver técnicas inovadoras de produção, estimulando o empreendedorismo, a melhoria da competitividade do setor e a geração de emprego e renda para a população.

A unidade abriga incubadora para pequenas empresas, cooperativa de costura, atendimento do Banco do Povo para financiamentos, salas de aula para qualificação de mão de obra e um centro de eventos para indústrias do setor.
Cerca de 1,5 mil pessoas já foram capacitadas pela unidade.

| 1º CENTRO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO

O Centro de Inovação Tecnológica é um espaço criado para estimular o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas por meio do avanço tecnológico.

Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo ainda a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos.

O órgão atuará inicialmente no Design e Produção Moveleira e representará um ganho significativo para a indústria na agregação de valor aos produtos produzidos em Votuporanga e região.

| ENSINO UNIVERSITÁRIO

Com uma população universitária próxima de atingir 10 mil alunos, Votuporanga disponibiliza cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos em várias áreas do conhecimento.

| UNIFEV

Mantida pela Fundação Educacional de Votuporanga, a Unifev possui mais de 7 mil alunos em dois campi, com destaque para a Cidade Universitária.
Oferece aproximadamente 40 cursos de graduação, além de pós-graduação e técnicos, especialmente desenvolvidos para atender ao mercado regional.

| IFSP

O Instituto Federal de Educação Tecnológica de Votuporanga oferece gratuitamente educação superior, básica e profissional para jovens e adultos, levando em consideração as potencialidades e as atividades produtivas principais da região, incluindo Engenharias, cursos Técnicos e Tecnológicos e até mesmo Doutorado Profissional.
| FACULDADE FUTURA

A Faculdade Futura oferece cursos de graduação em Administração, com ênfase em Gestão de Negócios e Pós-Graduação, com MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios e Gestão Sucroalcooleira.