Secretaria da Cultura e Turismo

Cultura e Turismo

Centro de Informações Culturais e Turísticas

O Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, espaço moderno que contribui para o desenvolvimento de atividades culturais na região.

O prédio abriga biblioteca, museu, sala de cinema, espaço para exposições, auditório aberto, sala de oficinas, cafeteria e, além disso, a estrutura da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. São mais de 3.250 metros quadrados de área, em três pavimentos.

Confira detalhes de cada departamento:

Biblioteca Municipal

Além de ser gerenciada por uma organização social de cultura, que mantém o acervo em constante atualização e acessível para consultas pela internet, a unidade proporciona acesso à leitura para deficientes visuais.

Localizada no segundo piso com milhares de livros, audiolivros e Braille, periódicos, DVDs, jogos, brinquedos, jornais e revistas, o local conta ainda com espaço infantil. Estão disponíveis obras literárias de acordo com cada faixa etária e brinquedoteca. Também há sala de estudo, ambiente de jogos, tudo com acessibilidade.

A unidade foi contemplada com kit de equipamentos de tecnologia assistiva para garantir o acesso à leitura para cegos e pessoas com baixa visão. O kit é composto por computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.

Museu Municipal

O Museu Municipal ‘Edward Coruripe Costa’, situado no terceiro piso, ganhou um novo layout expográfico, com iluminação específica, valorizando ainda mais a apresentação do acervo fotográfico e dos objetos que pertenceram às famílias da cidade. O espaço conta com reserva técnica onde o visitante poderá pesquisar material histórico com toda comodidade.

Secretaria

A Secretaria da Cultura e Turismo “Renato Caetano - Fedora Brasil” aproxima ainda mais a pasta da classe artística e comunidade, se tornando referência para o segmento. A pasta fica no primeiro piso e conta com setor administrativo, gabinete para secretária e sala de reunião.

Salas de oficinas e exposição

Um grande espaço reservado para salas de oficinas e exposição no primeiro piso.  Entre a sala de cinema e a Secretaria, encontram-se locais para atividades culturais e guarda-volumes. À frente, está localizado auditório externo para acomodar mais de 90 pessoas. Ao lado, está a cafeteria, com mesas e cadeiras distribuídas no espaço.

Cinema Cultural

Votuporanga firmou parceria com o Museu de Imagem e do Som, garantindo exibições de filmes no auditório com capacidade para 70 pessoas. O município recebe programas de curta ou longa-metragem, acompanhados de atividade complementar, que pode ser bate-papo com o diretor do filme ou oficina audiovisual.

Formulário para solicitação de locação do Centro de Informações

Mais informações pelo telefone 3405-9670.