Secretaria da Cultura e Turismo

Parque da Cultura

Um espaço multi-uso

Criado por meio do Decreto 9.535, de 28 de julho de 2016, o Parque da Cultura é um complexo formado pelo Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura” e Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfalgali”. Está localizado numa área de 105 mil m² e com fácil acesso para toda a população e é uma das melhores opções de lazer e acesso à cultura da região.

Centro de Lazer

Integrado ao Parque da Cultura, o Centro de Lazer do Trabalhador possui diversas opções de lazer, como ciclovia, pista de cooper, quadras de vôlei de areia, campos de futebol de areia, playground, aparelhos para ginástica, anfiteatro aberto, sanitários e vestiários e praça de alimentação.

O espaço possui arborização com várias espécies e conta fonte luminosa nos dois lagos, iluminaçãoe paisagismo, além de decks de madeira e um mirante com visão para todo o parque.

Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” (CIT)

O Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, espaço moderno que contribuirá para o desenvolvimento de atividades culturais na região.

O prédio abriga biblioteca, museu, sala de cinema, espaço para exposições, auditório aberto, sala de oficinas, cafeteria e, além disso, a estrutura da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo passa a funcionar no local. São mais de 3.250 metros quadrados de área, em três pavimentos.

Confira detalhes de cada departamento:

Biblioteca Municipal

Além de ser gerenciada por uma organização social de cultura, que mantem o acervo em constante atualização e acessível para consultas pela internet, a unidade proporciona acesso à leitura para deficientes visuais.

Localizada no segundo piso com milhares de livros, audiolivros e Braille, periódicos, DVDs, jogos, brinquedos, jornais e revistas, o local conta ainda com espaço infantil. Estão disponíveis obras literárias de acordo com cada faixa etária e brinquedoteca. Também há sala de estudo, ambiente de jogos, tudo com acessibilidade.

A unidade foi contemplada com kit de equipamentos de tecnologia assistiva para garantir o acesso à leitura para cegos e pessoas com baixa visão. O kit é composto por computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.

Museu

O Museu Municipal ‘Edward Coruripe Costa’, situado no terceiro piso, ganhou um novo layout expográfico, com iluminação específica, valorizando ainda mais a apresentação do acervo fotográfico e dos objetos que pertenceram às famílias da cidade. O espaço conta com reserva técnica onde o visitante poderá pesquisar material histórico com toda comodidade.

Secretaria

A Secretaria da Cultura e Turismo “Renato Caetano - Fedora Brasil” aproxima ainda mais a pasta da classe artística e comunidade, se tornando referência para o segmento. A pasta fica no primeiro piso e conta com setor administrativo, gabinete para secretária e sala de reunião.

Salas de oficinas e exposição

Um grande espaço reservado para salas de oficinas e exposição no primeiro piso.  Entre a sala de cinema e a Secretaria, encontram-se locais para atividades culturais e guarda-volumes. À frente, está localizado auditório externo para acomodar mais de 90 pessoas.  Ao lado, está a cafeteria, com mesas e cadeiras distribuídas no espaço.

Cinema Cultural

Votuporanga firmou parceria com o Museu de Imagem e do Som, garantindo exibições de filmes no auditório com capacidade para 70 pessoas. O município recebe programas de curta ou longa-metragem, acompanhados de atividade complementar, que pode ser bate-papo com o diretor do filme ou oficina audiovisual. No dia 10 de novembro, já está agendada uma oficina de documentário, das 8 às 12h, com Christian Saghaard, cineasta, fotógrafo e produtor de oficinas e mostras audiovisuais.

Centro de Informações Culturais e Turísticas - Parque da Cultura

Endereço: Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, Nº 3112 - Jardim Alvorada