Incentivar a leitura é também um dos diferenciais do município de Votuporanga

Biblioteca Municipal "Castro Alves"

Desde outubro de 2016, a Biblioteca Municipal “Castro Alves” (BCA) fica localizada no Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, uma obra das mais ousadas no interior do Estado, com 3.250 metros quadrados de área, em três pavimentos, na Av. Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112, no bairro Jardim Alvorada (Parque da Cultura), e aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h, e nos finais de semana, das 15h às 20h.

A biblioteca é dotada de acessibilidade tanto no acervo quanto na arquitetura, com uma frequência de 3500 pessoas por mês. Com piso tátil, elevador e acervo acessível para consultas pela internet, tem 14.000 itens em diversos formatos: livros tradicionais (obras de referência, de literatura nacional e estrangeira, literatura infantil, literatura infanto-juvenil, obras gerais, histórias em quadrinhos), periódicos (revistas, jornais e gibis), livros em formatos acessíveis como braile, livro falado, audiolivro, além de DVD, jogos, brinquedos. E conta com dois equipamentos de Tecnologia Assistiva, o Scanner com voz/ OCR e a Lupa Eletrônica, capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.

Para incentivar e promover o gosto pela leitura, o acervo foi atualizado e o foco é a literatura, porém, como nas demais bibliotecas públicas, também tem obras nas áreas de filosofia, religião, autoajuda, esportes, biografias, história, entre outras. O visitante tem total autonomia para conhecer o acervo, fazer leituras e, somente se precisar de orientação, terá a mediação dos bibliotecários ou técnicos. Já para quem se interessa em levar os livros para casa, é simples e rápido se tornar sócio da biblioteca. Basta apresentar um documento com foto (RG ou CNH) que a carteirinha fica pronta na hora. Menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis, que também precisam portar documentos. Também para empréstimo dos jogos, é necessária a apresentação de um documento (RG ou CNH).

Estão disponíveis obras literárias de acordo com cada faixa etária, periódicos, DVDs, jogos, brinquedos, jornais e revistas e, em especial há uma brinquedoteca e espaço para primeiríssima infância. O ambiente é moderno, confortável, pensado para atender a várias demandas com espaços para leitura, pesquisa, atividades em grupo, computadores com acesso a internet, sala de estudo e varanda cultural. Seguindo o conceito de biblioteca viva de grandes centros, a Biblioteca difunde o caráter inovador no que diz respeito à estrutura, acervo, localização, acessibilidade e oportunidades de inclusão social.

Há na BCA ações permanentes de incentivo à leitura, com uma programação cultural que estimula a formação de leitores, interligando cinema, artes cênicas e literatura, da própria disposição dos livros em destaque (lançamentos), além dos usuários e sócios poderem contar com indicações dos técnicos e bibliotecários.

Para informações sobre o que acontece na programação cultural, o atendimento é feito pelo telefone (17) 3405.9670 – ramais 203/204 ou pelas redes sociais: @culturaeturismoemvotuporanga.

Acesse o link e obtenha maiores informações sobre a Biblioteca Municipal "Castro Alves":