Projetos Assistência Social

Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

BPC – Benefício de Prestação Continuada

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um direito constitucional que corresponde a um salário mínimo mensal destinado a pessoas idosas, a partir de 65 anos de idade ou pessoas com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir condições de prover a própria subsistência ou de tê-la provida pela família.

Carteira do Idoso

A carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para o acesso ao benefício estabelecido pelo artigo 40 da Lei no. 10.741, o Estatuto do Idoso. A carteira do idoso deve ser gerada apenas para as pessoas idosas que não tem como comprovar a renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Votuporanga em Ação – Projeto Trabalho

O programa de auxílio desemprego foi criado pela Prefeitura em novembro de 2001. Tem como objetivo beneficiar desempregados que moram no município e de famílias de baixa renda. O programa consiste na geração de empregos, na concessão de bolsa auxílio desemprego, fornecimento de cestas básicas e na realização de cursos de qualificação profissional ou alfabetização visando à redução das desigualdades sociais.

PAIF – Programa de Atenção à Família

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar.

Centro de Convivência do Idoso “Francisco Pignatari" – Programa de Atenção ao Idoso

Objetivando promover a saúde e a qualidade de vida da população acima de 60 anos, o Centro foi montado pela Prefeitura de Votuporanga num amplo espaço com atendimento social, atividades físicas, sociais, culturais, recreativas, ocupacionais e de lazer.

Pró-Jovem Adolescente

Integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude, egressos de famílias atendidas pelo Bolsa Família.

Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis)

Serviço diário de coleta de recicláveis na cidade como embalagens de alimentos, papel, caixas de leite longa-vida, eletrodomésticos quebrados, isopor, ferro, garrafas plásticas, latinhas de refrigerante, vidro entre outros. Os produtos são separados e vendidos para empresa de reciclagem. O lucro fica com as famílias participantes.

CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social

Em atividade desde 2006, atende famílias e indivíduos com violação de seus direitos, atuando na média complexidade, cujos vínculos familiares ainda não foram rompidos.

Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual

Atende crianças e adolescentes vitimados pela violência com ênfase no abuso e exploração sexual.

Serviço “Semeando Caminhos”

Serviço de enfrentamento à violência doméstica, negligência, física ou psicológica, tendo como objetivo atender de forma integrada crianças/adolescentes e suas famílias.

Programa Mãe Social

Voltado para crianças, o programa de casa-lar tem como objetivo a medida protetiva ao menor e reinserção sócio-familiar. Comporta até oito crianças em ambiente familiar, dando respaldo às questões de saúde, escola e lazer.

Serviço “Mediando Conflitos na Idade da Sabedoria”

Atendimento a denúncias de idosos, com prévia visita e encaminhamentos, acompanhamentos, sendo desenvolvido um trabalho de mediação junto ao idoso e familiares.

Serviço “PSC – Prestação de Serviço à Comunidade”

Voltado a adolescente encaminhados pelo judiciário que cometem atos infracionais, para a realização de atividades socioeducativas.

Casa Lar do Adolescente

Voltado a adolescentes, tem como objetivo a medida protetiva à adolescentes e reinserção sócio-familiar em ambiente familiar, dando respaldo às questões de saúde, escola e lazer. Realizando atendimento as famílias para busca de resgate dos vínculos familiares e mantendo as visitas familiares monitoradas.

Programa Girassol

Acompanhamento permanente às famílias e crianças quando desabrigadas

PETI – programa de erradicação do trabalho infantil

Oferece orientações socioeducativas, para evitar que as crianças e adolescentes deixem a escola por necessidade de trabalho.

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social trata-se de uma unidade pública responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais ou de pertencimento social. Existem dois pólos em Votuporanga, na Zona Norte e Zona Sul.

Programa Renda Cidadã

Fortalecendo a Família, atende famílias em situação de vulnerabilidade e risco social com orientação, aconselhamento e encaminhamentos, além da oferta de oficinas, preferencialmente de geração de renda através do CTMO.

Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano

Atende a jovens em situação de pobreza e risco social com orientações profissionais sobre mercado de trabalho, saúde, atividade física, aulas de teatro, entre outros.

Projeto Ação Jovem

Preocupa-se com a conclusão do ensino básico de jovens pertencentes às classes sociais mais vulneráveis repassando subsídio financeiro mensalmente no valor de R$ 60,00 reais e ainda oferecendo capacitações para o trabalho.

Projeto Família em Ação

Oferece bolsa de R$ 65 para famílias atendidas que devem participar das atividades sócio-educativas do Cras e terem seus filhos freqüentando as aulas e com carteira de vacinação em dia.