Tiro de Guerra

Nova turma do Soldado Mirim terá aula inaugural neste sábado

Prefeito e Primeira-Dama irão participar da primeira aula da nova turma; em 2017, 50 crianças participaram e neste ano serão 80

Votuporanga ganhou em 2017 um projeto inédito de atenção a crianças. Chamado de Soldado Mirim, foi implantado pela Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade, numa parceria com o Tiro de Guerra 02-088, visando oferecer atividades de cidadania e educativas para meninos e meninas de 08 a 12 anos. Em 2017, 50 crianças foram certificadas.

Neste sábado, uma segunda turma com 80 estudantes terá a aula inaugural na sede do Tiro de Guerra “Cabo Samuel Pereira Batista”, localizado na Rua Canadá, 4269. Na ocasião, o Prefeito João Dado e a presidente do Fundo Social, Mônica Pesciotto de Carvalho estarão presentes e assinarão com empresários a doação de 80 pares de tênis para as crianças.

A aula já será na nova sala instalada na nova sede do TG que foi inaugurado no último dia 6 de julho pelo Prefeito João Dado e o Coronel Marcelo Martins, Chefe do Estado Maior da 2ª Região Militar.

Com o aumento do número de vagas, o Projeto Soldado Mirim que antes era composto por 50 crianças, agora terá 80. Elas receberão todo fardamento e calçados doados por empresas da cidade e pela Prefeitura.

As crianças serão divididas em dois pelotões, Alfa e Bravo, com 40 Soldados Mirins em cada. Para a aula inaugural, estão previstas atividades recreativas com dinâmicas, apresentações e as primeiras instruções de Ordem Unida. As aulas acontecerão sempre aos sábados, das 8 às 11h30, entre julho e novembro.

Ainda de acordo com o Chefe de Instrução Sargento Heroíto Gomes, “essas crianças já serão preparadas para compor o Desfile Cívico em comemoração aos 81 anos do munícipio, no próximo dia 8 de agosto”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Mônica Pesciotto de Carvalho destaca que o projeto tem como foco a promoção da qualidade de vida, prevenção da criminalidade e violência, através de um conjunto estruturado de políticas públicas voltadas para a inclusão social, integração e mobilização comunitária. “Esse conjunto de ações tem como eixos principais a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes”, destaca.

Soldado Mirim

A iniciativa de implantar um projeto voltado para os adolescentes em situação de risco social, partiu do sargento Heroíto Gomes, tão logo chegou à Votuporanga no início do ano para assumir a chefia de instrução do TG 02-088. O projeto foi apresentado ao prefeito João Dado e à primeira dama, Mônica Pesciotto de Carvalho, que, imediatamente, abraçaram a causa e envolveram as secretarias de Assistência Social e da Cidade para providenciarem sua implantação.

Entre as ações desenvolvidas com o grupo estão: Noções Básicas de Ordem Unida, Ética e Civismo, Acompanhamento Escolar, Noções de Primeiros Socorros, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental, Educação Antidrogas e Visitas à Câmara Municipal. Os integrantes do grupamento de Soldados Mirins também são multiplicadores dessas atividades em eventos como desfiles e atividades cívicas.

Dado destaca ainda o esforço conjunto das secretarias municipais da Cidade e Assistência Social, da Polícia Militar (Ambiental e Corpo de Bombeiros) e do Áquila Clube de Tiro, com profissionais, policiais, atiradores do TG e colaboradores, proferindo palestras e atividades diversas para os jovens selecionados para o programa.