Secretaria de Governo

Com apoio de Carlão, Dado entrega projeto de Hospital Veterinário para Secretário de Estado da Saúde

Na oportunidade, Prefeito obteve importante apoio do Deputado Estadual e líder do Governo, Carlão Pignatari, para que Votuporanga seja contemplada com Hospital

Em busca de melhorias para o Programa de Proteção da Vida Animal criado nesta gestão do Prefeito João Dado, atendendo à Lei Municipal 345/17, o Prefeito esteve em São Paulo nesta terça-feira (28/05), acompanhado do Vereador Dr. Ali, defensor da causa. Eles participaram de uma reunião com o Deputado Estadual e líder do Governo, Carlão Pignatari, com o Secretário de Estado da Saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira, e o Coordenador Estadual de Regiões de Saúde, Osmar Mikio.

O Prefeito fez a entrega de projetos e plano de trabalho para a Secretaria de Estado da Saúde relacionados ao Programa de Proteção da Vida Animal que já está em execução no Município por meio de ações como: castrações para controle populacional de animais, distribuição de ração para ONGs e protetores, o trabalho de atendimento e combate aos maus-tratos e abandono, reforma e ampliação do Centro de Zoonoses e aquisição da área de 28.750 m² para implantação  do Recanto dos Focinhos, que tem obras avançadas e abrigará o Centro de Proteção à Vida Animal (CPVA).

Na oportunidade, Dado obteve importante apoio do Deputado Carlão Pignatari para que Votuporanga seja contemplada com o Hospital Veterinário, já previsto no projeto arquitetônico do Recanto dos Focinhos. “É uma notícia muito positiva para as ações de proteção da vida e da saúde de nossos filhos de pêlo”, afirmou o Prefeito.

Recanto dos Focinhos

O Recanto dos Focinhos, localizado às margens da Estrada Municipal VTG 342, próximo ao Centro de Zoonoses, no 6º Distrito Empresarial, terá capacidade para abrigar 250 animais, sendo 200 cães, considerando o peso médio equivalente de 10 a 20 quilos, e 50 gatos adultos, podendo ocorrer eventuais ampliações mediante necessidades. O local já recebeu R$ 1,3 milhão de investimento, entre a aquisição do terreno, a construção do local que abrigará os animais, reforma e ampliação em infraestrutura da Estrada, galerias de águas pluviais, esgoto, guias e sarjetas.

A área total do terreno conta com 28.750 m², sendo utilizado 1.642 m² pelo Recanto dos Focinhos. De acordo com dados do projeto arquitetônico, o abrigo de passagem de animais tem 590 m² de área coberta com piso de concreto polido; 110 m² de área coberta que inclui sala veterinária, recepção, depósito de material de limpeza, dois sanitários e sala de ração; além de 942 m² de áreas de baias descobertas com arborização para livre circulação.

No local, os animais serão acompanhados por médico veterinário, receberão vacinas e vermífugos e também poderão passar pela castração e reabilitação para posterior adoção.

De acordo com o Prefeito João Dado, as obras do Recanto dos Focinhos estarão concluídas no final deste ano.

Castrações

Desde o início de sua gestão, o Prefeito João Dado e a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho, implantaram diversas ações de proteção à causa animal, entre elas, o programa de castração que tem por objetivo o controle populacional e, através dele, o combate ao abandono e aos maus-tratos.

Desde 2017, foram realizadas 3.585 castrações pela Prefeitura de Votuporanga, sendo 940 em 2017, 1.956 em 2018 e 689 até maio deste ano. Nesta semana, a Administração Municipal deu mais uma oportunidade para interessados em castrar cães e gatos. Foram realizadas 500 inscrições para castração de animais entre segunda-feira (27/05) e terça-feira (28/05), durante esta etapa, no Centro de Proteção à Vida Animal.

É importante destacar que o serviço é disponível o ano todo com inscrições sendo realizadas por etapas. O programa prioriza a castração de fêmeas caninas e felinas, sem deixar de atender também os animais machos. A iniciativa visa atender pessoas de baixa renda ou que façam parte de algum programa social, dando-se, ainda, especial atenção aos animais sob cuidados de ONGs, protetores independentes e de pessoas que cuidam de animais de rua.

O CPVA solicita que todas as pessoas que possuam animais, evitem crias indesejadas até que seja possível realizar a castração. Essa medida pode ser adotada por meio de separação das fêmeas e machos ou por meios contraceptivos, desde que indicado por médico veterinário.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/prefvotuporanga/albums/72157708825998903/with/47960969298/