Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Saúde
Tamanho do Texto
A-
A+

Votuporanga receberá Carreta do Hospital de Amor para realizar exames gratuitos

Ação ocorrerá entre os meses de agosto e novembro; atendimento necessita de agendamento prévio

A Secretaria da Saúde de Votuporanga, por meio da Prefeitura, em parceria com o Hospital de Amor, receberá a Carreta da instituição, que possui aparelho de mamógrafo e equipe composta apenas por mulheres para realizar atendimento gratuito de exames preventivos de Mamografia e Papanicolau. A ação, dividida em dois momentos, foi discutida em reunião com a presença da enfermeira da carreta, Juliane Secco Rodrigues Cardoso e do prefeito Jorge Seba e ocorrerá em oito pontos a serem percorridos pela unidade móvel entre Votuporanga e o distrito de Simonsen, no período de 12 de agosto a 23 de novembro, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio; em alguns dias o atendimento será até às 20h.
A estimativa é realizar três mil exames de Mamografia a mulheres com idade entre 40 e 69 anos, além de exame Papanicolau, àquelas com idade entre 25 e 64 anos. As interessadas deverão fazer agendamento prévio nas Unidades de Saúde de referência do bairro aonde residem ou com os agentes comunitários de saúde e, no dia da consulta, comparecerem com xérox de documentos pessoais como CPF, RG, cartão SUS e também comprovante de residência. Caso aponte alguma alteração no resultado do exame, haverá encaminhamento imediato para acompanhamento e tratamento médico.
A primeira etapa do atendimento será realizada entre os dias 12 de agosto e 30 de setembro e depois retornará de 03 a 23 de novembro, pois não haverá atendimento durante o mês de outubro, que é quando a carreta deixa o município devido à Campanha "Outubro Rosa" para percorrer outras cidades.
A carreta irá atender em oito pontos que estarão localizados nas Unidades de Saúde dos bairros Parque das Nações, Pró-Povo, São Cosme e São João, além da Praça São Bento, Parque da Cultura, Associação Antialcoólica e no distrito de Simonsen.
Mamografia
A mamografia é uma espécie de raio-x realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama.
Papanicolau
É realizado de forma rápida que recolhe pequena mostra de células do colo uterino, usando uma espátula, pelo canal vaginal, sendo enviado o material coletado para análise laboratorial. Durante o exame, a paciente pode sentir leve desconforto, mas o procedimento é indolor e a sensação de incômodo, se existir, acaba logo depois da coleta do material.
Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook