Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Saúde
Tamanho do Texto
A-
A+

Secretaria de Saúde imuniza 20,5 mil pessoas contra Influenza em Votuporanga

Campanha segue para terceira etapa onde estão incluídos professores e pessoas entre 55 a 59 anos de idade

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Votuporanga iniciou na segunda-feira (18/5) a terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020. Foram incluídos nesta etapa, professores da rede pública, estadual, municipal e particular, além de pessoas entre 55 a 59 anos de idade mesmo não sendo portadores de doenças crônicas.

Nesta terceira etapa, estão sendo imunizados todos os grupos prioritários que fizeram parte da primeira e segunda etapa da campanha, como caminhoneiros, profissionais do transporte público (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, população indígena, e portadores de doenças crônicas. As pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde (pública e privada) ainda não vacinados continuam recebendo a vacina. Também seguem na imunização, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.

As pessoas que tiverem dúvidas, devem buscar uma Unidade de Saúde mais próxima e levar a caderneta de vacinação para os profissionais verificarem a situação vacinal. As Unidades de Saúde do Município funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e algumas delas também no horário estendido e do trabalhador, com a ampliação do horário de atendimento.   


Balanço de vacinações

Desde a primeira etapa da Campanha até a última quarta-feira (13/5) a Secretaria Municipal da Saúde já imunizou dentro dos grupos prioritários, 20.538 pessoas, sendo 14.207 idosos o que corresponde a uma cobertura vacinal de 113,28%. Já os profissionais de saúde correspondem a uma cobertura de 98,74% com 5.184 doses aplicadas, foram imunizadas 809 crianças, mediante a uma cobertura de 15,89%, 289 gestantes correspondendo a 37,58%, 49 doses aplicadas em puérperas, com 38,89% de cobertura vacinal e 1.177 doses aos adultos de 55 a 59 anos, com cobertura de 24,96%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Campanha da Influenza deste ano é de 90% de vacinação do público-alvo. 

A vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a Campanha, protege os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.


Vacina Sarampo

Por se tratar de uma doença potencialmente fatal, a Secretaria Municipal da Saúde, na oportunidade, continua com a intensificação da vacinação contra o Sarampo, ofertada à população pela rede pública de saúde por meio da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola. 

O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações, que podem ser fatais, como a pneumonia e a encefalite. 

Vale destacar que no Brasil, a prevalência de casos da doença contempla o público não vacinado. Portanto, a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização, Danieli Fortilli, reforça a necessidade de manter a vacina em dia, tanto entre o público infantil quanto adulto. “O atual esquema da vacina tríplice viral é composto por duas doses e administrado em pessoas com idades entre um ano de vida e 29 anos. Para a faixa etária de 30 a 59 anos, a dose da vacina é única. Os profissionais de saúde também devem receber duas doses, em qualquer faixa de idade". 

As pessoas que ainda não tomaram a vacina ou têm dúvida sobre a imunização devem se dirigir até a Unidade com a caderneta de vacinas em mãos. “É importante que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima, para que o profissional de saúde tenha condições de avaliar caso a caso a necessidade da vacinação e o número de doses”, destaca Danieli.

Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook