Secretaria da Saúde reforça vacinação contra o sarampo no Município

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga está reforçando a vacinação contra o sarampo devido ao surto da doença que está sendo registrado no Estado de São Paulo e em cidades da região.

A orientação é que pais de alunos de toda a rede escolar procurem as Unidades de Saúde mais próximas de suas residências para atualização da caderneta de vacinação de seus filhos, conforme necessário e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Pessoas com idades entre um ano e 29 anos devem ser vacinadas por duas doses; para a faixa etária de 30 a 59 anos, a dose da vacina é única; e os profissionais de saúde também devem receber duas doses, em qualquer faixa de idade.

A vacinação pode ser realizada por meio da tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola. O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações que podem ser fatais, como a pneumonia e a encefalite.

As Unidades de Saúde de Votuporanga estão abertas para a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. Algumas Unidades ainda contam com atendimento alternativo no Horário do Trabalhador, duas vezes por semana, até às 19 horas. Mais informações no Setor de Imunização da Secretaria da Saúde, pelo (17) 3405-9787.

Sintomas do Sarampo

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.

Medidas de Prevenção

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

• Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

• Não compartilhar copos, talheres e alimentos;

• Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos;

• Sempre que possível, evitar aglomerações ou locais pouco arejados;

• Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Tomar a vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.