Prefeitura realiza nebulização contra mosquito transmissor da Dengue

Bairros que estão recebendo o serviço são Jardim das Palmeiras I e II, Sonho Meu e Estação; população deve se manter em alerta, redobrando os cuidados em suas residências

A Prefeitura de Votuporanga está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti causador de doenças graves como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde e a Sucen estão percorrendo áreas da Zona Sul da cidade a partir das 19h para realizar a nebulização. Os bairros que estão recebendo o serviço são Jardim das Palmeiras I e II, Sonho Meu e Estação. A ação começou nesta segunda-feira (11/03) e segue até quarta (13/3).

A atuação preventiva é uma medida da Prefeitura de Votuporanga para evitar possíveis doenças causadas pelo mosquito. Nas atividades de nebulização, é recomendado que os moradores deixem portas e janelas abertas, retirem roupas do varal, guardem alimentos e cubram utensílios domésticos. O ideal é que moradores e animais de estimação não saiam às ruas durante a aplicação do inseticida.

O método libera um produto em forma de neblina para eliminar mosquitos transmissores de doenças. É importante ressaltar que o produto não é prejudicial ao ser humano, pois tem uma concentração baixa de veneno, agindo somente no momento da aplicação dentro do estabelecimento ou da residência, onde o mosquito tem o hábito de permanecer, não tendo, portanto, ação residual.

Manutenção das ações

Independente da nebulização, a recomendação da Secretaria da Saúde é que a população esteja sempre em alerta, redobrando os cuidados em suas residências, eliminando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água. Manter os quintais limpos e eliminar possíveis criadouros como garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva são hábitos que todos os moradores devem adotar frequentemente.