Prefeitura promove ações alusivas ao Dia Mundial do Diabetes

Atividades serão no dia 12 de novembro, das 8h às 12h, na Concha Acústica; iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde conta com parceria da Unifev

Em virtude do Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro, a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai promover ações alusivas a data, no dia 12 de novembro, das 8h às 12h, na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”. A iniciativa conta com parceria da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga).

A ação integra a 22ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação, realizada em 180 países em todo mundo, sob os auspícios da International Diabetes Federation (IDF) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

A ocasião vai contar com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação sobre alimentação saudável e atividade física.

É importante destacar que cada Unidade de Saúde também terá sua própria programação, visando acolher dúvidas da população.

Prevenção

Pacientes com histórico familiar de diabetes devem manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas, praticar atividade física regular, manter alimentação saudável, utilizar medicação prescrita pelo médico e manter um bom controle da glicemia.