Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem início na segunda-feira

Esta etapa será voltada exclusivamente para adultos de 20 a 29 anos, que ainda não foram vacinados

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem início na segunda-feira (18/11). A ação será promovida até 30 de novembro (Dia D – sábado), das 8h às 17h, pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga. O objetivo é prevenir o contágio da doença no Município.

Nesta segunda etapa, a Campanha será voltada exclusivamente para adultos de 20 a 29 anos, que ainda não foram vacinados.

Os técnicos das Unidades, durante a campanha, irão avaliar a situação vacinal de cada paciente, para a aplicação da vacina tríplice viral, que previne também a caxumba e a rubéola, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

A aplicação da vacina é a única forma de prevenção do sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.

Horário do Trabalhador

A Campanha também será realizada em Unidades que possuem o Horário do Trabalhador, das 17h às 19h, em dias determinados pela Pasta.

Atendem em Horário do Trabalhador: Consultório Municipal VI "Dr. Oswaldo da Cruz Oliveira Júnior", Consultório Municipal IX "Dr. Walter Eleutério Rodrigues", USF V "Josephina Pirotello Pesciotto”, Consultório Municipal "Dr. João Carlos Botelho de Miranda", Policlínica Municipal "Dr. Alberto Carlos Pesciotto", USF III "Daniele Cristine Lamana"; USF IV "Carmem Martin Maria Morettin"; PAS III "Dr. Jonas Pires Corrêa"; Consultório Municipal I "Jerônimo Figueira da Costa Neto"; Consultório Municipal II "Dr. Gumercindo Hernandes Morales"; Consultório Municipal III "Dr. Joel Pereira dos Santos"; Consultório Municipal V "Dr. Ruy Pedroso"; e Consultório Municipal VIII "Dr. Martiniano Salgado".

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o objetivo é atender a população que trabalha e que não pode se deslocar até a Unidade em período comercial.

Sintomas do Sarampo

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.

Medidas de Prevenção:

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

• Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

• Não compartilhar copos, talheres e alimentos;

• Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos;

• Sempre que possível, evitar aglomerações ou locais pouco arejados;

• Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Tomar a vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.