Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Saúde
Tamanho do Texto
A-
A+

Junho Vermelho: Unidade de Coleta de Sangue precisa de doações

Aumento no número de doadores de sangue e dos cadastros junto ao Redome é o objetivo da Unidade de Votuporanga, que no último mês captou 99 bolsas de sangue

Começou no dia 1º a Campanha Nacional “Junho Vermelho”, com o movimento “Eu Dou Sangue” com o intuito de estimular à população para a doação de sangue. Devido ao clima mais ameno deste período do ano e a consequente diminuição dos estoques, a Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga pretende aumentar o número de doadores de sangue e de cadastros de medula óssea no decorrer da Campanha.  

Os agendamentos para as doações devem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h, pelo (17) 3426-7530, ramal 210, ou pelo (17) 98116-7145. Aos sábados, o funcionamento da Unidade é das 8h às 11h. 

As doações também podem ser agendadas para as terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h, além de todo primeiro sábado do mês. 

A Unidade funciona em prédio anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.    


Balanço

No mês de março, a Unidade de Coleta de Sangue captou 99 bolsas de sangue, além da inserção de cinco novas amostras coletadas ao Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Nestes primeiros cinco meses do ano, 873 pessoas passaram pelo local. O interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou ambos. 

O posto funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa. 


Quem pode ser doador

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens, quatro. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

Caso esteja tomando algum tipo de medicação, levar o nome do medicamento e apresentá-lo na unidade. 


Não pode doar

Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;  quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos. 

É importante ressaltar, as pessoas que foram vacinadas contra a gripe nesta Campanha de Imunização, devem aguardar por 30 dias após o recebimento da dose para realizar a doação.

Quem estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, é necessário aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.


Recomendações para a doação

Antes de doar é importante: dormir bem por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.

Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook