Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Saúde
Tamanho do Texto
A-
A+

Oficina Cognitiva com idosos realiza encontros para a promoção da autonomia

Ao todo serão 10 encontros gratuitos e ministrados pela terapeuta ocupacional da Secretaria da Saúde; melhora na qualidade de vida e favorecer independência são as propostas do grupo 

Favorecer a independência de idosos, orientando as pessoas maiores de 60 anos sobre os cuidados essenciais para garantir a própria saúde física e emocional é o que pretende a Prefeitura de Votuporanga por meio dos grupos terapêuticos da “Oficina Cognitiva”. Os encontros realizados na Secretaria Municipal da Saúde são semanais, às quintas-feiras, e voltados exclusivamente para o público da terceira idade, com ou sem perdas cognitivas (déficit de atenção, raciocínio, concentração e memória).

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria da Saúde do município, Elaine Madrid, neste primeiro momento os encontros contam com 10 sessões, e as turmas divididas em dois grupos abertos. “Com a criação dessa nova ferramenta de atenção à saúde do idoso, a rede de Atenção Básica do município quer incentivar a manutenção e a estimulação da capacidade cognitiva da população idosa de Votuporanga, a promoção da saúde, a independência, além de identificar e sondar doenças relacionadas ao avanço da idade”. 


A abertura da série de oficinas foi realizada na última quinta-feira (8/3) com a presença da secretária da Saúde do município, Márcia Reina. As sessões estão sendo ministradas pela terapeuta ocupacional da Secretaria da Saúde, Cláudia Carmo, que durante os encontros desenvolve diversas atividades de cognição para o estímulo de hábitos saudáveis, levando em conta as condições de cada um dos integrantes. “A Oficina foi pensada para atender as necessidades e contribuir com a melhoria na qualidade de vida dessa população. Os idosos que possuem algum tipo de déficit em decorrência da idade ou aqueles com dificuldades para leitura e escrita, também estão convidados a participar. Será uma experiência enriquecedora e de muito aprendizado”. 


As atividades e exercícios aplicados para realização das sessões são planejados para esse público, “não apresentam restrições e serão adaptados ao perfil de cada grupo", detalha Claudia. 


Após a finalização dos 10 encontros, os idosos serão encaminhados para a unidade de saúde, conforme as necessidades identificadas pela profissional durante as sessões. 


Para participar dos encontros, é necessário entrar em contato com a enfermeira da unidade de saúde, para que o encaminhamento para as sessões seja feito. Os encontros são realizados todas as quintas-feiras na Secretaria Municipal da Saúde, em duas turmas, às 13h30 e às 14h30. Mais informações na unidade de saúde de referência.  


Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook