Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Saev Ambiental
Tamanho do Texto
A-
A+

Votuporanga fica em 4º lugar na região no ranking de Saneamento Ambiental

Município ainda ficou em 16º lugar no Estado de São Paulo e 18º lugar do Brasil

A Prefeitura de Votuporanga e a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga, a Saev Ambiental, têm conquistado ótimos resultados nos serviços públicos prestados. Nesta semana, o Município despontou novamente em outro ranking e, mais uma vez, integra um seleto grupo de cidades brasileiras com conceitos de excelência, desta vez, em Saneamento Ambiental. 

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES colocou Votuporanga em 4º lugar da região do Noroeste Paulista no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Os números ainda garantiram a Votuporanga o 16º lugar no Estado de São Paulo e 18º lugar do Brasil. Com o estudo, a Cidade foi classificada como “Rumo à Universalização” na categoria de Municípios “Pequeno e Médio Porte”.

De acordo com os dados divulgados neste ano com ano base em 2017 do Sistema Nacional de Informações de Saneamento, Votuporanga tem 100% de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e destinação adequada, e 97,20% em coleta de resíduos sólidos. A pontuação total do Município é de 497,20 com Plano Municipal de Saneamento completo.

O Superintendente Adjunto da Autarquia, engenheiro Marcelo Marin Zeitune, afirmou que “nós preenchemos os dados no Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) todo ano e eles fazem o ranking. Estamos com um número ótimo, demonstrando que Votuporanga tem feito o seu trabalho em prol da população”.


Servidores valorosos

O Prefeito João Dado agradeceu o trabalho de todos os servidores que colaboram para que Votuporanga alcance bons índices. “São os nossos servidores que realizam os trabalhos para a melhoria dos serviços e acesso da população em todos os quesitos. Podemos dizer que os nossos munícipes têm água 100% tratada e que ela chega em todos os locais. Esses números com certeza contribuem para alcançarmos o 1º lugar em Índice de Governança Municipal, que também avalia acesso à água e esgoto”.


Abastecimento de água

O abastecimento de água da cidade é composto por quatro sistemas Zona Norte, Zona Sul, Sudeste e Centro, no qual encontra-se a ETA – Estação de Tratamento de Água. O abastecimento também se estende aos Distritos de Simonsen e Vila Carvalho. Todos recebem manutenções periódicas, como reforma predial e equipamentos adequados.

Para o abastecimento da população do município de Votuporanga são utilizados os seguintes mananciais: represa de captação de água do Córrego Marinheirinho, que possui 36 nascentes de água de boa qualidade, responsável por 35% do abastecimento; Poço profundo Zona Sul, responsável por 30% do abastecimento; Poço profundo Sudeste, responsável por 8% do abastecimento; Poço profundo Zona Norte, 26% do abastecimento; Poços 1 e 2 do Distrito de Simonsen; e Poço da Vila Carvalho.

A potabilidade da água servida à população de Votuporanga é um assunto primordial nas dependências da Autarquia. A finalidade do tratamento é produzir água de excelente qualidade e adequada para o consumo humano. Para isso, utilizam-se rigorosamente os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, normatizado pela portaria 2914 de 12 de dezembro de 2011.


Coleta e tratamento de esgoto

Votuporanga conta com 100% de esgoto tratado por meio de dois sistemas, a Estação de Tratamento de Esgotos “Antonio Fiorentino”, no Distrito de Simonsen, e a Estação de Tratamento de Esgotos “Antonio Aparecido Polidoro”, na zona rural de Votuporanga. Este último foi inaugurado em 2010 com investimentos da Prefeitura e Saev Ambiental. 

“Antes de sua construção, todo o esgoto era despejado sem tratamento no Córrego Marinheirinho, poluindo o meio ambiente. Hoje, isso não existe mais. A ETE tem capacidade para tratar 370 litros de esgoto por segundo com o auxílio da luz solar, 14 km de emissários ligam a cidade às lagoas. No total, a área reservada para a ETE tem o tamanho de 30 campos de futebol. Poucas cidades do Brasil tratam 100% do seu esgoto”, afirmou o Superintendente Adjunto da Saev Ambiental, Marcelo Zeitune.


Coleta de resíduos sólidos e destinação adequada

Em Votuporanga, a coleta de lixo de recicláveis é feita uma vez por semana em cada imóvel. Já a coleta de lixo comum é realizada três vezes por semana, inclusive em Simonsen, e todos os dias na área central da cidade. O lixo do Município é levado para um aterro sanitário em Meridiano, que é devidamente licenciado pela Cetesb.


ABES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook