Secretaria de Obras

Revitalização de novo trecho da Amazonas começa nesta 2ª feira

Obra dará continuidade ao projeto implantado no outro trecho da via, trazendo mais conforto e acessibilidade aos pedestres

Calçadas mais largas com total acessibilidade, bancos, floreiras, lixeiras e uma paisagem digna de cartão postal já é um cenário que representa o centro comercial de Votuporanga. Essa mobilidade com mais conforto e comodidade aos pedestres é um diferencial que a cidade oferece aos consumidores e visitantes do comércio local.

Visando dar continuidade a esse aspecto já implantado na Rua Amazonas, a Prefeitura começa, nesta segunda-feira (12/3), a extensão da revitalização no trecho que vai da Rua Ceará até a Paraíba, que compreende cerca de 80 metros.

Ao todo serão plantadas 17 palmeiras de saia (Washingtonia filifera) e instalados nove bancos, seis lixeiras e duas floreiras, tudo nos moldes do trecho já revitalizado. O estacionamento será permitido apenas em um lado da rua, possibilitando o aumento na área das calçadas que terão 1 metro a mais do lado esquerdo e meio metro a mais do lado direto.

Toda fiação aérea também passará a ser subterrânea, motivo que pautou reuniões da Prefeitura com a Elektro e operadoras de internet e telefonia para que as ações sejam feitas de forma conjunta e em harmonia. Comerciantes instalados no trecho que será revitalizado também foram visitados pela equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura, que apresentou detalhes sobre todas as etapas do projeto e se colocou a disposição para atendimentos e esclarecimento de dúvidas.

A obra deverá ocorrer de maneira mais simples, já que não haverá troca de rede de esgoto nem de galerias. “O trânsito ficará interditado no período estimado de 90 dias, prazo previsto para serem feitos os serviços. Teremos uma equipe técnica da Prefeitura responsável para acompanhar o andamento diário da obra e fazer com que o projeto seja executado de forma rápida e da melhor maneira possível”, explicou o gestor da empreitada, Waldir Petenucci.

O início dos trabalhos será no cruzamento com a Rua Paraíba. “Faremos uma intervenção nas galerias da Paraíba para captação de águas de chuva que eliminará cerca de 40% do volume de água escoado, atualmente, pela Rua Ceará. Essa ação irá desafogar as galerias da Ceará e minimizar os impactos registrados no cruzamento dela com a Sergipe em fortes tempestades”. A intervenção faz parte de um projeto que futuramente irá concluir todo o processo de canalização até a Avenida Antônio Augusto Paes.

Santa Catarina

A revitalização da Rua Santa Catarina, no trecho entre a Amazonas e Pernambuco, realizada no fim do ano passado, também faz parte dessa obra. Iniciada em meados de outubro, a via precisou ser interditada para execução das ações, entre elas, ampliação da área do calçamento, instalação de bancos, lixeiras e floreiras e adequações que contribuirão para melhorar a acessibilidade do local.

Assim como acordado em reunião entre a diretoria da Associação Comercial de Votuporanga com o prefeito João Dado, no final de novembro a via foi liberada para trânsito e pedestres.

Com a retomadas das ações, parte da equipe da empresa responsável pelo trabalho concluirá os detalhes finais no trecho da Santa Catarina que compreende revestimento de bancos e floreiras, instalação de corrimãos. “As ações na Santa Catarina ocorrerão em paralelo com as da Amazonas e finalizarão juntos com o recapeamento nos dois trechos contemplados pelo projeto de revitalização”, explicou Petenucci.

Ao todo, o investimento na obra é de cerca de R$ 950 mil, com aproximadamente R$ 830 mil de recursos do Ministério do Turismo, oriundos de emenda do então deputado federal e atual prefeito João Dado e o restante como contrapartida da Prefeitura.

fotos relacionadas:

Revitalização de novo trecho da Amazonas começa nesta 2ª feira