Secretaria de Obras

Conheça as melhorias trazidas pelas reformas das escolas municipais

Saiba mais sobre as obras em andamento nos CEMs “Deputado Narciso Pieroni”, “Profª. Clary Brandão Bertoncini” e “Prof. Faustino Pedroso”

Uma das ações prioritárias na gestão do prefeito João Dado tem sido a de garantir educação da melhor qualidade para as crianças de nossa cidade, oferecendo ainda mais conforto e segurança para os alunos atendidos pelas escolas municipais.

Com esse objetivo em mente, a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Obras, vem executando uma série de reformas e adequações nas estruturas dos Centros de Educação Municipal (CEMs) “Deputado Narciso Pieroni”, “Profª. Clary Brandão Bertoncini” e “Prof. Faustino Pedroso”, trazendo melhorias que beneficiarão mais de 1.200 estudantes matriculados entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental, atendidos pela Secretaria Municipal da Educação.

Conheça melhor os projetos das obras em andamento e saiba detalhes a respeito do que muda em cada uma das escolas contempladas com as reformas.

CEM “Profª. Clary Brandão Bertoncini”

Localizado na rua Rio Grande, n° 1719, no bairro Chácara das Palmeiras, o CEM “Profª. Clary Brandão Bertoncini” já tem cerca de 95% das obras concluídas, com a maior parte das melhorias entregues ou em fase de finalização.

Toda a cobertura do prédio passou por uma reforma, com a substituição de telhas e cumeeiras quebradas e a troca do antigo forro de madeira por um novo, confeccionado em PVC. Também foram instalados toldos nos acessos às salas de aula e ao pátio, aumentando as áreas de cobertura e proteção contra chuvas.

Na quadra, houve ampliação tanto do piso de concreto quanto da mureta de contenção. Já na área de entrada dos alunos, foram instalados rampas e corrimãos, garantido aos estudantes total acessibilidade ao prédio.

Pátio, corredores e quatro salas de aula da unidade também receberam um novo piso, com assentamento de granilite. As instalações elétricas também foram revisadas, com a troca de fios e itens obsoletos.

A reforma dos banheiros masculinos e femininos, bem como dos bebedouros, está em estágio avançado, com mais de 90% dos reparos concluídos, incluindo troca de itens como revestimento cerâmico, cubas, torneiras, chuveiros, vasos e pias.

CEM “Deputado Narciso Pieroni”

O CEM “Deputado Narciso Pieroni”, localizado na rua Itacolomi, nº 3095, no Patrimônio Velho, também já conta com melhorias finalizadas ou em fase de conclusão.

A nova cobertura do prédio foi terminada recentemente, com a substituição de todo o telhamento e a troca do forro de madeira pelo de PVC.

A reforma dos banheiros da unidade se encontra em estágio avançado, com 90% das obras concluídas e a construção de dois novos sanitários (masculino e feminino), para melhor atender aos usuários da quadra, em fase de execução.

Nos ambientes onde havia piso de concreto pintado, está sendo executado um novo assentamento, com granilite, que já se encontra 80% instalado. Os reparos na rede elétrica também estão em fase de conclusão, com 80% dos trabalhos finalizados.

As melhorias em andamento incluem, ainda, a execução das redes de drenagem de águas pluviais e de lavagem de pisos, bem como a pintura geral das dependências da unidade.

CEM “Prof. Faustino Pedroso”

As obras de reforma do CEM “Prof. Faustino Pedroso”, localizado na rua Vila Rica, nº 2943, no bairro San Remo, incluem uma série de melhorias, sendo a primeira delas a substituição do antigo soalho de madeira por piso cerâmico antiderrapante em três salas de aula, já em execução.

Entre as benfeitorias e reparos a serem realizados no local estão ainda: troca da porta de recepção que dá acesso ao pátio; reforma de telhado, calhas e rufos, com troca dos equipamentos em locais de infiltração da laje; troca do forro de PVC do pátio; execução de piso de concreto desempenado no estacionamento; e pintura geral das áreas interna e externa da escola, incluindo quadra, vestiários, esquadrias e muros.

Adequação contra incêndios

Além das melhorias pontuais nos CEMs “Profª. Clary Brandão Bertoncini”, “Deputado Narciso Pieroni” e “Prof. Faustino Pedroso”, um total de 21 unidades de ensino municipais, incluindo 10 creches e 11 escolas, também estão passando por obras de adequação de suas instalações para o combate a incêndios.

Os investimentos da Prefeitura giram em torno de R$ 235 mil e consistem em ações como instalação de extintores, centrais de iluminação de emergência, central de detecção e alarme de incêndio, corrimão e guarda corpo, instalação de sistema de gás, finalização de emergência, adequação do sistema de hidrantes, entre outras melhorias.

Também vale ressaltar que, ao longo de todo o ano, a Secretaria Municipal da Educação realiza ações de manutenção e pintura em todas as 29 unidades de ensino do município. Entre os serviços realizados constantemente estão: revisão de instalações elétricas e hidráulicas; poda de árvores; roçagens; entre outros serviços necessários para o bom funcionamento das escolas e o correto atendimento de todos os alunos.

fotos relacionadas:

Conheça as melhorias trazidas pelas reformas das escolas municipais