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Rede de assistência social será informatizada em Votuporanga

 

Sistema interligará todas as entidades e unidades da Secretaria de Assistência Social; ferramenta permitirá que o município avalie as ações desenvolvidas na área

 

Todas as pessoas que utilizam serviços ou benefícios de entidades assistenciais de Votuporanga ou dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro Dia para o Idoso, Centro de Convivência do Idoso e de qualquer órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social ficarão cadastradas em um sistema que será implantado em todas as unidades. O investimento da Prefeitura de Votuporanga permitirá melhor acompanhamento e gestão das ações desenvolvidas na área social.

 

“Com o sistema integrado em todas as unidades teremos como diminuir o assistencialismo e promover de fato políticas sociais com a comunidade. A ação deverá reduzir o número de doação de cestas básicas, por exemplo, e aumentar o incentivo às pessoas de buscar uma vida digna, com o mérito do próprio trabalho”, explicou a secretária Marli Beneduzzi Pignatari.

 

Na manhã desta segunda-feira (13/5) a empresa responsável pela informatização da rede de assistência social em Votuporanga se reuniu com representantes de todas as 17 entidades da área para dar o primeiro passo à implantação do sistema. “É um instrumento de gestão importantíssimo para acompanharmos e avaliarmos todas as ações e nos embasará para tomadas de decisões futuras”, argumentou a assistente social da Secretaria e coordenadora do Serviço de Vigilância Socioassistencial, Nilza Moreira Alves.

 

“Um exemplo clássico é o das cestas básicas. Muitas vezes uma família vai até as entidades e ganha uma cesta básica em cada uma. A cena se repete todos os meses e a situação se prolonga por um bom tempo, fazendo com que isso se transforme em assistencialismo. Com o sistema implantado, os técnicos terão conhecimento em tempo real que aquela família já recebeu o benefício em outro local e com isso as ações voltadas à família passarão a ser diferentes e eficientes”, exemplificou a secretária.

 

Por outro lado, se alguma entidade, por exemplo, é procurada por uma família, mas não pode atendê-la naquele momento por estar trabalhando com o limite de público, quando a vaga surgir, a entidade poderá entrar em contato com a família que ficará registrada em seu banco de dados. Portanto, com a interligação de toda a rede as ações, serviços e benefícios ficarão registrados em um histórico que possibilitará diversas avaliações em termos de gestão de política social.

 

Durante todo o dia desta segunda-feira o técnico da empresa visitou as entidades para conhecer suas estruturas de informática e em seguida haverá um treinamento com todas as entidades. O Grupo Assessor Público tem sede em Araçatuba, mas atende municípios em diversos estados brasileiros com softwares na área de Assistência Social, Educação, Fiscal, entre outras. Mais informações sobre a informatização da rede social em Votuporanga pelo telefone (17) 3426-2600.

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