Secretaria de Direitos Humanos recebe coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena

Elisa Lucas Rodrigues foi uma das 10 homenageadas com o Troféu Mulher North Shopping 2017, no segmento Política; ela ministra palestra no dia 15 de setembro

A coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues, estará em Votuporanga no dia 15 de setembro.  Ela participa do 2.º Seminário da Consciência Negra, que neste ano tem como tema “Traçando a rede da diversidade – o racismo e seus efeitos no cotidiano da população”, evento realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura.

O seminário integra a programação de 80 anos de Votuporanga e será realizado no auditório do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” – Parque da Cultura.

É realizado em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), hoje presidido por Benedito Donizete Moreira, conhecido como Mestre Lousado. O Conselho está integrado aos Direitos Humanos, estabelecido na Lei Municipal nº 3.556, de 13 de Setembro de 2002 e o Decreto Municipal nº 6585, de 22 de Novembro de 2002.

Neste ano, Elisa foi uma das 10 homenageadas com o Troféu Mulher North Shopping 2017, no segmento Política. A edição premiou 10 mulheres, personalidades atuantes, destaque em vários segmentos.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Emerson Pereira, destaca que o seminário tem como objetivo discutir políticas públicas que visem combater o racismo. “Temos o conselho que é muito atuante e sempre busca iniciativas para levar a sociedade a combater o racismo e respeitar a todos. Na qualidade de representante de Direitos Humanos de Votuporanga, sou totalmente favorável ao fim da discriminação”, falou.

Emerson Pereira espera que toda a comunidade prestigie o seminário, devido ao relevante gabarito da palestrante.

O evento é gratuito e os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Direitos Humanos, que fica na rua Pe Izidoro Cordeiro Paranhos, n.º 3183, centro. O telefone para mais informações é o (17) 3422-2770 ou direitoshumanos@votuporanga.sp.gov.br .

Coronel Helena em 2015

A Secretaria de Direitos Humanos sempre prezou coordenar e controlar as políticas públicas relativas a etnia, enfatizando o negro. Em 2015, trouxe para Votuporanga a Coronel Helena dos Santos Reis, primeira mulher, negra, a ocupar a função no CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior). Foi a quarta mulher a chegar ao posto mais alto da corporação (coronel). Atualmente é a secretária chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.

Currículo Elisa Lucas Rodrigues

Natural de Barretos, Elisa Lucas Rodrigues é formada em Letras pela Faculdade Barão de Mauá. Após aposentadoria, pelo Banco Nossa Caixa, decidiu vir para São Paulo, onde em 2003 disputou a Presidência do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo. Em 2007 foi reeleita. Em sua gestão à frente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra destacam-se os trabalhos:

_ Implementação da Lei 10639/03, que obriga o Ensino da História da África e do afro-brasileiro, com o Projeto “São Paulo: educando pela diferença para a igualdade” em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. De 2004 e 2006 foram envolvidos 15 mil professores, especialmente das disciplinas de português, história, geografia e artes.

_ 1º Seminário sobre saúde da População negra em 2004. Como resultado desse seminário, foi criado o Comitê Técnico de saúde da população negra e também o comitê técnico, que abordava a questão da mortalidade materna. Também foram criados vários comitês regionais sobre saúde da população negra, em Santos, Taubaté, Ribeirão Preto, e outros. As ações sobre saúde da população negra foram em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

_ Em sua segunda gestão no Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (2007-2010) participou como apoio institucional das campanhas promovidas pela ACGE:

_ Banners de Personalidades Negras (20 de novembro de 2007)

_ Racismo se você não fala, quem vai falar

_ África em nós

Em dezembro de 2012 foi convidada a assumir a Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena. Destacam-se as parcerias com Procon (formação de funcionários sobre discriminação no mercado de consumo), convênio com a ACADEPOL. Também foram realizadas as campanhas “SP contra o racismo no futebol” com a participação de jogadores dos principais times paulistas (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras e Ponte Preta). Campanha de mídia no metrô, utilizando a TV Minuto e cartazes.

Presidiu a III Conferência sobre Políticas de promoção de Igualdade Racial em 2013.

Participação na elaboração na Lei 1259/2015, que institui a Pontuação Diferenciada para pretos, pardos e indígenas em concurso público.