Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Gabinete do Prefeito
Tamanho do Texto
A-
A+

Saúde: 5ª Conferência Municipal une comunidade e Poder Público para discutir melhorias

O tema do encontro foi “A consolidação do SUS para manutenção do direito à saúde”

A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Conselho Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta sexta-feira (12/04) a 5ª Conferência Municipal da Saúde. O encontro contou com a presença do Prefeito João Dado, do Vereador Antônio Alberto Casali, da Secretária Municipal da Saúde, Marcia Reina, e do Presidente do Conselho Municipal, Adriano Flávio Marques.

O médico e Secretário de Saúde de São José do Rio Preto, Aldenis Borim, conduziu a Conferência que teve como tema “A consolidação do SUS para manutenção do direito à saúde”, com foco no papel do Estado como disciplinador e fomentador do Direito à Saúde.

“O eixo principal das Conferências neste ano foi ‘Democracia na Saúde’. Esse Fórum que estamos é o local ideal para esse tipo de discussão. A Conferência é a democratização da Saúde. Nós temos que fazer a discussão com a comunidade, porque é ela que tem que trazer pra gente as suas angústias e necessidades para ter uma boa gestão”, afirmou Aldenis Borim.

O Prefeito João Dado agradeceu a participação dos profissionais no encontro para melhorar a Saúde. “Vocês estão salvando vidas. Nós temos uma realidade e eu, quando fui Deputado Federal, pude constatar que as tabelas do SUS estão desatualizadas e são antigas. Isso faz com que o valor que é repassado para a Santa Casa e Município é pequeno em função do serviço que é prestado. Além disso, temos que tratar a Saúde do Município e ações que possam ser desenvolvidas. Nós temos trabalhado fortemente para deixar as nossas unidades de saúde com proteção contra incêndio, alvará de vigilância sanitária e com acessibilidade”, afirmou.

A Secretária Municipal da Saúde, Márcia Reina, falou sobre a importância da Conferência. “O SUS hoje é responsável pelo maior número de atendimentos na nossa cidade e essa data tem um significado muito grande para o Município. Com as Conferências, os envolvidos na Saúde se reúnem para discutir e fazerem propostas que são direcionadas ao Município, Estado e Federação”, disse.

O Presidente do Conselho Municipal da Saúde afirmou que “as Pré-Conferências realizadas foram discutidas e debatidas as questões do SUS para trazermos para a Conferência. Agora, discutimos essas propostas e propomos novas redações para serem conduzidas para as etapas Estadual, que será de 7 a 9 de junho, e Nacional, de 4 a 8 de Agosto”. 

Ao final da Conferência Municipal foram eleitos 10 titulares e 10 suplentes que representarão o Município na etapa regional a ser realizada no dia 26 de abril em São José do Rio Preto.

Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook