Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Fliv
Tamanho do Texto
A-
A+

CAPS Ad realiza Mostra de Artes Plásticas no FLIV

A exposição foi montada no 3º piso e já está aberta à visitação; telas foram pintadas por assistidos do programa

Um problema de saúde coletiva e que atinge cada vez mais pessoas é o uso desenfreado de álcool e outras drogas. A dependência causada resulta em diversas necessidades e transtornos, tanto aos usuários quanto familiares e toda a sociedade de modo geral. Devido à complexidade e os efeitos que geram, o assunto virou um problema de saúde pública. 

Em busca de novas estratégias para auxiliar quem faz o uso prejudicial de álcool e drogas, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS Ad). Em Votuporanga, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, oferece uma estrutura que integra ações de recuperação e prevenção de usuários desde 2012. Atualmente, uma equipe multidisciplinar, envolvendo terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, enfermeiros e auxiliares, nutricionista e artesão, atende 1.703 pessoas. 

Nesta semana, durante o Festival Literário de Votuporanga – FLIV, o CAPS Ad realiza uma Mostra de Artes Plásticas de Óleo sobre Tela, todas pintadas pelos assistidos durante horário de atividade ocupacional realizado pelo programa. A exposição já está aberta à visitação, no 3º piso do Centro de Cultura e Turismo, e permanecerá até o fim do Festival.

De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Mental da Prefeitura, Reinaldo Carvalho, “as atividades recreativas, educativas e profissionalizantes, como aulas de artesanato, mosaico, pintura em tela e tecido, além dos atendimentos individuais e coletivos, proporcionam mudanças de comportamento e, consequentemente, melhoram a qualidade de vida desses pacientes, sendo elas primordiais no processo de reinserção social”. 

O CAPS Ad também conta com o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, que auxilia pessoas que querem parar de fumar. O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.

O coordenador explica ainda que todos os atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas são realizados de forma espontânea. “O paciente que sente a necessidade do tratamento procura pelo programa e, em seguida, é inserido no quadro de assistidos, passando por avaliação dos profissionais, que desenvolvem o plano de atendimento compatível com cada caso”. 

As portas estão sempre abertas para que os interessados em receber atendimento procure o CAPS Ad, através do telefone 3423-6343 ou atendimento presencial na Rua Javari, 3587.


Sobre o CAPS Ad

O CAPS Ad é uma unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas na capital, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.

Desta forma, o CAPS Ad oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. O apoio da família é fundamental neste processo, então semanalmente, são realizadas pelas psicólogas, um grupo para atendimento aos familiares de pacientes, onde são esclarecidas dúvidas, anseios e dado o suporte que a família necessita.

Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook