Secretaria de Esportes e Lazer

Parque da Cultura teve aulão de taekwondo e jiu jitsu

Mestres da Secretaria de Esportes e Lazer reuniram seus alunos no Parque da Cultura para uma demonstração das artes marciais para o público presente em torneio de vôlei

Já consolidado como ponto de encontro e de práticas esportivas, o Parque da Cultura tem oferecido também a oportunidade de a população poder conhecer melhor o trabalho desenvolvido nas escolas de base da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. No último final de semana, por exemplo, no intervalo das disputas de um torneio de vôlei de areia, os alunos das escolas de taekwondo e jiu-jitsu fizeram uma série de demonstrações das duas artes marciais, popular "aulão", para a comunidade.

A prática de taekwondo foi orientada pelo professor Ewerton Tassi, enquanto que o professor Emerson Tidó coordenou os alunos de Jiu Jitsu. O objetivo do aulão  foi a divulgação das modalidades e serviu para que o público em geral pudesse conhecer os benefícios à saúde que o esporte e as artes marciais proporcionam aos seus praticantes. Em sentido mais coletivo, o Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, pontapés voadores, esquivas e interceptações de golpes com as mãos, braços ou pés e rápida imobilização do oponente.

Já o jiu-jitsu é uma luta que se baseia principalmente da defesa dos golpes do adversário sem machucá-lo. Para tanto, os lutadores treinam golpes que imobilizam os oponentes e, para realizar esta mobilização, seus praticantes se utilizam da força e peso do adversário contra ele mesmo. Assim, o que mais diferencia o jiu jitsu de outras artes marciais é a finalização, que acontece no chão, uma vez que neste tipo de arte marcial, os golpes desferidos não devem ter o intuito de machucar o oponente.

A Secretaria de Esportes oferece aulas gratuitas para crianças, adolescentes, adultos e idosos de toda a comunidade em diversas modalidades, como por exemplo atletismo, basquetebol, bocha, capoeira, ciclismo, futebol, futsal, hidroginástica, judô, karatê, natação, voleibol, entre outras. Para consultar vagas e horários das competições, ligue (17) 34261200.