Prefeitura desenvolve material educacional para alunos da Rede Municipal de Ensino

O material desenvolvido pela Secretaria da Educação é destinado para alunos do Berçário até a Pré-Escola II

A Secretaria Municipal Educação da Prefeitura de Votuporanga, junto ao Departamento de Educação Infantil e Comitê Técnico Gestor de Atividades Escolares, desenvolveu material didático para alunos da Educação Infantil em parceria com a empresa Escalier. O material será distribuído a partir de 1º de julho e tem como objetivo garantir o direito à aprendizagem.

Segundo o Secretário Municipal da Educação, Marcelo Batista, este é um trabalho que contribui para que a Educação remota atinja 100% dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. “É um trabalho realizado para que a gente possa contemplar todos os alunos, tendo em vista aqueles que não possuem acesso à internet. Este material é destinado para alunos do Berçário até a Pré-Escola II. Essa é mais uma das ações de sucesso da Secretaria Municipal da Educação para os alunos regularmente matriculados na Educação Infantil”.

Ações da Educação de Votuporanga diante da pandemia da Covid-19

Desde o início da pandemia da Covid-19, o novo Coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação realiza medidas de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade para enfrentamento da emergência em Saúde Pública.

Aulas foram suspensas gradativamente desde o dia 16 de março até o dia 3 de abril, sendo que neste período, atividades foram disponibilizadas aos alunos para serem feitas em casa e por meio de plataforma no site da Prefeitura de Votuporanga, bem como grupos de mensagens e ponto de entrega na Secretaria para as famílias que não possuem acesso à internet.

De 6 a 20 de abril foi determinada a antecipação das férias de julho. No dia 22 de abril foi realizado o retorno das atividades administrativas da Pasta ainda com as aulas da Rede Municipal de Ensino suspensas para os alunos.

No dia 27 de abril, professores da Rede Municipal de Ensino retornaram ao trabalho para planejar ações que tiveram início a partir do dia 4 de maio.

Kit de Alimentação Escolar

Ainda no dia 27 de abril, a Pasta deu início também à entrega de Kit de Alimentação Escolar a alunos da Rede Municipal de Ensino. O Kit foi composto por arroz, feijão, fubá, farinha de trigo, óleo, açúcar, sal, extrato de tomate, macarrão, leite em pó, sardinha e biscoito.

Programa Educação em Casa

No dia 29 de abril foi lançado o programa “Educação em Casa”, que tem como objetivo a continuidade no aprendizado dos alunos por meio de atividades impressas e em plataformas de mídias, incluindo gravação de vídeoaulas por professores da Rede Municipal de Ensino.

Ainda neste programa, famílias residentes da Zona Rural ou de bairros com barreiras, que são aquelas áreas que possuem obstáculos, como rodovias e pontes, por exemplo, foram beneficiadas com os  kits de uniformes escolares e com atividades impressas. Com os devidos cuidados de higiene, profissionais vão até às famílias com o objetivo de manter o ensino-aprendizagem contínuo, com atividades impressas, e orientações para o acesso às atividades online, de acordo com a disponibilidade de cada família.

Capacitação de profissionais da Educação

A Secretaria Municipal da Educação está realizando, frequentemente, encontros online com profissionais da Rede Municipal de Ensino. O ciclo “Diálogos Pedagógicos” partilha assuntos sobre a Educação em tempos da pandemia Covid-19. A transmissão é realizada por meio do canal Pasta no YouTube: https://www.youtube.com/c/seeduvotuporanga.

O Secretário Municipal da Educação, Marcelo Batista, afirmou que “o objetivo é manter o diálogo em meio ao distanciamento social entre todos e garantir a continuidade do processo educacional nos lares de nossas crianças”.

O próximo encontro será na segunda-feira (29/6), às 9h30. O convidado especial será o Médico Psiquiatra José Robson Samara Júnior, profissional integrante do PAM - Programa Aprender Melhor, que abordará temáticas relacionadas ao comportamento infantil e ansiedade.