Congresso de Educação: presidente do FDE participa de encontro em Votuporanga

Leandro Dami se reunirá com representantes de 298 municípios brasileiros, nesta terça-feira; educadores também conhecerão Congresso Internacional de Educação

Votuporanga será palco de discussões sobre a educação no Brasil esta semana. Nesta terça-feira (16/7), profissionais e gestores de ensino que representam 298 cidades se reunirão com Leandro Dami, presidente do FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação. O encontro está sendo motivado pela realização do 6º CIENP – Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, que é uma das referências nacionais em formação continuada de educadores.

O grupo faz parte da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, que inclui 15 iniciativas de colaboração conectadas, de oito estados. O ADE Noroeste Paulista – Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista tem constantemente apresentado os trabalhos desenvolvidos na região e os resultados obtidos. "Durante a visita, os profissionais conhecerão in loco o que desenvolvemos há alguns anos. O nosso trabalho é referência para muitos municípios, que também idealizam promover formações neste formato que já está na sexta edição", Ederson Marcelo Batista, coordenador executivo do ADE Noroeste Paulista.

A Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação é a união de forças institucionais, tanto públicas quanto privadas, que atuam em regime de colaboração, como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, como Consórcios Intermunicipais, Arranjos de Desenvolvimento da Educação – ADE, Associações de Municípios, entre outros.

Os profissionais também participarão da programação do 6º CIENP.

6º CIENP

O 6º CIENP será promovido entre os dias 17 e 19 de julho, em Votuporanga. Com o tema "Competências Socioemocionais e os Processos Educativos para o Século XXI", cerca de 1.800 profissionais da educação vivenciarão novas experiências em cerca de 60 oficinas/minicursos na cidade Universitária da Unifev, além de palestras com Leandro Karnal, Nino Paixão, Fernando Moraes e Luciana Brites, no Centro de Eventos Valério Giamatei (Ilha do Pescador).

Por se tratar de um evento organizado através de uma iniciativa do ADE Noroeste Paulista, indiretamente beneficiará a Educação Territorial dos 64 municípios participantes do colegiado, contemplando mais de 61 mil alunos da Educação Básica, superando o número de 290 Escolas Públicas Municipais do Noroeste Paulista, impactando 680 mil habitantes que compõem o Arranjo.