Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Instituto evidencia INSS Digital de Votuporanga como referência para a região

Evento realizado em São José do Rio Preto, reuniu prefeitos e representantes de 144 municípios, com Votuporanga, como uma das cidades pioneiras no país, sendo apresentada como case de sucesso

A diretoria regional do INSS, em São José do Rio Preto, organizou um grande evento no Ipê Park Hotel, em Cedral, para apresentar a plataforma do INSS Digital para 144 prefeituras do noroeste paulista. O diretor da Regional Bruno Veroneze Fernandes e a gestora de implantação da plataforma, Juliana Campos Dias, mostraram aos prefeitos, vice-prefeitos e demais servidores todas as fases de implantação do projeto, usando como exemplo o funcionamento da unidade de Votuporanga, que foi a pioneira no Estado e uma das primeiras de todo o país. O case de Votuporanga foi apresentado pela gerente da agência local do INSS, Marineide de Souza, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Augusto Piacenti Junior.

"O sucesso da unidade votuporanguense, que funciona desde março, foi devidamente demonstrado no telão, reunindo imagens da unidade, que funciona no Centro do Empreendedor, bem como todos os benefícios que Votuporanga e os municípios do entorno tem recebido, como os pedidos de entrada de Aposentadorias (seja por idade e/ou Tempo de Contribuição), pensão por Morte Previdenciária, Auxílio-Reclusão, Amparo Assistencial ao Idoso e Deficientes (BPC/LOAS), Salário Maternidade e emissão da Certidão de Tempo de Contribuição/Servidor Municipal (Votuprev)", informou Piacenti.

Tendo como base Votuporanga, Bruno Veroneze explicou que "com o INSS Digital, várias demandas da população podem ser agilizadas, diminuindo o fluxo às agências do Instituto e encurtando o prazo de espera para resolução dos pedidos de benefícios", disse. Na unidade, os documentos dos segurados serão digitalizados e encaminhados à Previdência Social para análise, sendo que "até então, alguns segurados aguardavam até seis meses, mas na unidade de Votuporanga este tempo está sendo intensamente reduzido, com a cidade servindo de referencial para acordos com outros municípios e até instituições", detalhou o diretor do INSS.