Secretaria da Cultura e Turismo

Votuporanga oferece oficina de Direção Cinematográfica Artística em parceria com Pontos MIS

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local; idade mínima para participar é 16 anos

O Centro de Cultura e Turismo "Marão Abdo Alfagali" da Prefeitura de Votuporanga recebe na próxima quarta-feira (25/09), às 19h, na sala de Cinema Cultural, a oficina de Direção Cinematográfica Artística, com Luan Cardoso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Serão disponibilizadas 20 vagas. A idade mínima para participar é de 16 anos.

A atividade é oferecida pelo programa Pontos MIS, numa parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, e o Museu da Imagem e do Som, de São Paulo (MIS-SP).

A oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de produção cinematográfica, da direção ao roteiro, da sinopse aos equipamentos necessários para realização plena de um filme. A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do “aluno”, partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos.

Ao final da capacitação, haverá emissão de certificados. Para mais informações, o telefone da Secretaria da Cultura e Turismo é o (17) 3405-9670.

Sobre o Oficineiro:

Luan Cardoso é o responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções”, fundado em 2010, e já realizou mais de 20 trabalhos como Diretor de Fotografia; dirigiu e fotografou 12 curtas, 8 clipes musicais, o documentário “Cine Belas Artes – Consolação, 2423” – que foi selecionado para o festival de Cuba, e realizou a Produção e Direção Geral do média colaborativo “Críticos Momentos”. Como escritor, Luan tem duas publicações infanto-juvenis e uma coluna quinzenal sobre cinema no site Cine Alerta, vinculado à MTV.

Oficina de Direção Cinematográfica Artística

Data: 25/09 (quarta-feira)

Local: Sala Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” | 1º Piso

Vagas: 20 | Inscrições: gratuitas, no local do evento