Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Cultura e Turismo
Tamanho do Texto
A-
A+

Votuporanga recebe oficina gratuita de Gestão Cultural

Inscrições estão abertas através do site da Poiesis; evento acontece dia 18/10


A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, promoverá no dia 18 de outubro, o Ciclo de Gestão Cultural, gerenciado pela Poiesis e realizado no Centro de Cultura e Turismo "Marão Abdo Alfagali" das 9h às 16h. O encontro falará sobre políticas públicas, planejamento, elaboração, comunicação, captação de recursos e avaliação de projetos culturais.

O evento começa às 9h, com Thiago Saraiva, falando sobre “Gestão Pública e Cultura”. Em seguida, das 10h às 12h, a palestra é com Cris Olivieri, com o tema: “Direito, Arte e Liberdade”. No período da tarde, a partir das 14h, a palestra é com Ana Carla Fonseca sobre o “Panorama da Economia Criativa”. 

Os interessados podem fazer inscrições até o dia 17 de outubro, pelo site da Poiesis, através do link: https://bit.ly/2Q3MFGF. As inscrições e participação são gratuitas. As vagas são limitadas. Para mais informações o telefone da Secretaria da Cultura e Turismo é o (17) 3405-9670.


Palestrantes

Ana Carla Fonseca, apontada pelo jornal El País Brasil como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo, é Administradora Pública (FGV), Economista, Doutora em Urbanismo (USP) e consultora e palestrante em mais de 200 cidades de 31 países. Diretora da Garimpo de Soluções, é assessora para a ONU e membro convidado do Corpo Mundial de Peritos da UNESCO em Diversidade. Escreveu “Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável“ e “Cidades Criativas”, vencedor e finalista, respectivamente, do Prêmio Jabuti.

Cris Olivieri, advogada, é Diretora da Olivieri e Associados Advocacia. Master em Administração das Artes pela Universidade de Boston, Olivieri é Mestre em Política Cultural (USP) e especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais (USP). Além de coautora do Guia Brasileiro de Produção Cultural e do recém-lançado “Direito, Arte e Liberdade”, é autora do livro “Cultura Neoliberal – Leis de Incentivo como Política Pública de Cultura”.

Thiago Saraiva é gestor, antropólogo e músico. Por meio da Poiesis – Organização Social de Cultura, foi Coordenador de Articulação e Difusão de cinco unidades de Fábricas de Cultura, na cidade de São Paulo, e Gerente do Programa de Qualificação em Artes, com atuação no interior paulista. Atualmente, é Superintendente das Oficinas Culturais.


Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


Programação completa 

9h às 10h | Conversa

Gestão Pública e Cultura

Thiago Saraiva

Em diálogo com dirigentes culturais municipais, a partir do modelo e atuação do Programa Oficinas Culturais, Thiago Saraiva trata da importância da constante formulação e manutenção de políticas públicas de vivência e formação na área da cultura, refletindo sobre seus possíveis resultados e impactos socioculturais.


10h às 12h | Palestra

Direito, Arte e Liberdade

Cris Olivieri

Qual o limite da arte? Qual o papel das instituições e órgãos públicos vinculados à cultura? Como aplicar a classificação etária de exposições e espaços culturais? Cris Olivieri conversa sobre a necessidade de garantir que todos possam ser incluídos com seus pensamentos e atitudes, respeitando a liberdade de expressão e o direito do outro de se manifestar culturalmente.


14h às 16h | Palestra

Panorama da Economia Criativa

Ana Carla Fonseca

Ana Carla Fonseca apresenta as bases da economia da cultura e a relação desta com o desenvolvimento de uma governança compartilhada, na qual ganham terreno políticas públicas arejadas, cidadãos ativos e empresas que compreendem a importância de valorizar a inovação. Traçando um panorama que passa por cultura, conexões e tecnologia, reflete sobre futuro do trabalho, cidades e territórios criativos, por meio de casos reais do Brasil e do mundo.


Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook