Secretaria da Cultura e Turismo

AGENDA CULTURAL

Aqui você fica por dentro de filmes, eventos, oficinas, shows, espetáculos e muito mais. Tudo de graça!

Toda semana a Prefeitura de Votuporanga, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, oferece diversos eventos, oficinas, espetáculos e filmes gratuitamente em vários dispositivos distribuídos pela cidade. Programe-se e participe!

Quer receber diariamente o conteúdo da agenda cultural?! Adicione o WhatsApp da AgendaCultural de Votuporanga e solicite o conteúdo por WhatsApp: (17) 98111-8263

Terça-feira (10/10)

CINEMA:

Evento: Exibição do filme “Palavra (En)Cantada” – (Pontos MIS)
Horário: 10h às 11h25
Realização: Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga, em parceria com Museu da Imagem e do Som
Evento gratuito | Classificação Livre

Sinopse: Documentário dirigido por Helena Solberg, Palavra (En)Cantada faz uma viagem pela história do cancioneiro brasileiro com um olhar voltado para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, o filme passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e imagens surpreendentes.

Evento: Exibição do filme “Vida de Menina” – (Pontos MIS)
Horário: 14h às 15h45
Evento gratuito | Classificação Livre
Sinopse: Pouco após a abolição da escravatura e a proclamação da república no Brasil, Helena Morley começa a escrever seu diário, que revela seu universo e um país adolescente como a menina. Além de se achar feia, ela é magra, desengonçada e sardenta. Não é boa aluna nem comportada como sua irmã. Mas Helena, como nenhuma outra garota de Diamantina, escreve. É neste diário que ela debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando com sofreguidão não perder uma infantil alegria de viver, e reinventando o mundo à sua maneira.
O filme é baseado no livro escrito por Alice Dayrell Caldeira Brant sob o pseudônimo de Helena Morley.

Evento: Exibição do filme “O Menino e o Mundo” – (Pontos MIS)
Horário: 17h às 18h20
Evento gratuito | Classificação Livre

Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. Vencedor de diversos festivais, O Menino e o Mundo é o longa-metragem de animação mais premiado e cultuado de todos os tempos!

Quarta-feira (11/10)

CINEMA:

Evento: Exibição do filme “O Jeca e a Freira” – (Pontos MIS)
Horário: 10h às 11h45
Evento gratuito | Classificação Livre

Sinopse: Em uma fazenda no interior do Brasil, no século XIX, um senhor de terras se responsabiliza pela educação da filha de um dos seus colonos e acaba criando a menina como se fosse a própria filha. Anos mais tarde, quando a jovem regressa do colégio em companhia de uma freira, o fazendeiro faz de tudo para que ela não reconheça seus verdadeiros pais. Bonita e educada, a moça também atrai a atenção dos rapazes da vizinhança. Agora cabe à freira intervir e ordenar essa confusão. Comédia escrita, dirigida e protagonizada por Amácio Mazzaropi, “O Jeca e a Freira” foi o seu quinto filme.

Evento: Exibição do filme “Triunfo” – (Pontos MIS)
Horário: 14h às 15h25
Evento gratuito | Classificação Livre

Sinopse: Nelson Triunfo é dançarino, compositor e “sociólogo da favela”, como ele próprio se define. Do sertão pernambucano, ele saiu para balançar os bailes black nas décadas de 1970 e 1980. Ainda na época da ditadura, bateu de frente com os militares e abriu alas para a cultura de rua no Brasil. O documentário “Triunfo” presta um tributo àquele que é considerado o pai do hip-hop no Brasil.

Evento: Exibição do filme “Garoto Cósmico” – (Pontos MIS)
Horário: 17h às 18h20
Evento gratuito | Classificação Livre

Sinopse: Cósmico, Luna e Maninho são três crianças que, por acidente, descobrem um mundo divertido e cheio de possibilidades habitado pelo carismático Giramundos e seu circo, muito diferente do lugar em que habitavam, onde as vidas eram totalmente programadas. Depois de muita brincadeira e novas experiências, o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los. É hora de escolherem seus próprios caminhos. Lançado em 2008, o filme tem participação de diversos atores e cantores brasileiros, como Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata, Wellington Nogueira e Belchior. Além da diversão, o Garoto Cósmico oferece brincadeiras com cores, sons e formas, que instigam a curiosidade e a imaginação infantil.

De terça-feira a domingo, até 26/11

EXPOSIÇÃO

Evento: Exposição “Paisagens Cósmicas”
Local: Centro de Cultura e Turismo – Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”