Secretaria de Transparência e Controladoria Geral

Ouvidoria Municipal registra índice de mais de 91% de resolutividade

Percentual foi alcançado pelo órgão nos quatro primeiros meses deste ano; durante o período, foram registradas 1.114 manifestações

Responsável por registrar e encaminhar as reclamações e solicitações dos munícipes à Administração Pública, a Ouvidoria Municipal é o canal oficial de relacionamento entre os cidadãos e a Prefeitura de Votuporanga.

Incorporado ao Departamento de Controladoria Geral do Município, no ano de 2017, pelo prefeito João Dado, o órgão tem realizado um importante trabalho de atendimento às demandas da população. Só nos primeiros quatro meses deste ano, a Ouvidoria registrou um total de 1.114 manifestações, com índice de 91,47% de resolutividade.

Segundo informações do setor, entre as principais ocorrências registradas no período entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2018, predominam denúncias referentes a terrenos particulares com mato alto ou acúmulo de lixo e entulho, buracos no asfalto, construções irregulares ou abandonadas, problemas com iluminação pública e estabelecimentos comerciais e de serviços sem alvará ou com alvará vencido.

Como funciona

Após encaminhadas à Ouvidoria, as manifestações dos munícipes são devidamente registradas e classificadas em dois grupos: denúncias ou serviços. Daí em diante, os casos são direcionados aos setores competentes da Prefeitura, cujas respostas são analisadas pelo ouvidor responsável e, em seguida, repassadas ao cidadão, que recebe um retorno com a posição oficial a respeito de sua solicitação.

Vale ressaltar que quando o caso não é de responsabilidade do Poder Executivo, o reclamante é orientado a entrar em contato com a instituição ou órgão encarregado.

De acordo com o prefeito João Dado, “o excelente percentual de resolutividade da Ouvidoria demonstra que a nossa administração tem trabalhando constantemente para responder às solicitações da população, sempre de forma adequada, responsável e transparente”.

Atendimento

A Ouvidoria Municipal atende ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Paço Municipal, localizado na rua Pará, nº 3227 (Patrimônio Velho), ou pelo telefone, no número gratuito 0800-770-3590.

Pela internet, o acesso ao órgão pode ser feito na página inicial do site da Prefeitura de Votuporanga (www.votuporanga.sp.gov.br), por meio do ícone “Fale com a Ouvidoria”, ou ainda pelo endereço de e-mail: ouvidoria@votuporanga.sp.gov.br.