Secretaria de Transparência e Controladoria Geral

Ouvidoria Municipal tem índice de 93,75% de resolutividade

Órgão é o responsável por registrar e encaminhar reclamações e solicitações dos munícipes à Administração Pública

A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Votuporanga tem realizado um importante trabalho de atendimento aos moradores da cidade. Ao longo do ano de 2017, o órgão registrou um total de 2.849 ocorrências, com índice de 93,75% de resolutividade.

De acordo com o diretor do Departamento de Controladoria Geral do Munícipio, Ronaldo Armando de Mattos, “o percentual é considerado excelente e demonstra que a atual administração tem trabalhado constantemente para responder de forma adequada, transparente e responsável às solicitações da população, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação”.

Segundo informações do setor, atualmente, as principais manifestações registradas pela Ouvidoria estão relacionadas a requerimentos de prestação de serviços, como podas de árvores e manutenção de praças e ruas.

Como funciona

A Ouvidoria Municipal é o canal oficial de relacionamento entre os cidadãos e a Administração Pública, criado para que os membros da comunidade façam sugestões, pedidos, reclamações e até mesmo elogios aos serviços da municipalidade.

Após encaminhadas à Ouvidoria, as manifestações dos munícipes são registradas e classificadas em dois grupos: denúncias ou serviços. A partir daí, os casos são direcionados aos setores competentes da Prefeitura, cujas respostas são analisadas pelo órgão e, em seguida, repassadas ao cidadão, que recebe um retorno com a posição oficial a respeito do pedido. Vale ressaltar que quando o caso não é de responsabilidade do Poder Executivo, o reclamante é orientado a entrar em contato com o órgão encarregado.

Transparência

Em 2017, a Ouvidoria Municipal foi incorporada ao Departamento de Controladoria Geral, criado pelo prefeito João Dado com o objetivo de desenvolver mecanismos para o combate à corrupção e à má gestão dos recursos públicos, bem como de proteger o patrimônio do município, atuando como uma espécie de Tribunal de Contas local.

Atendimento

A Ouvidoria atende ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Paço Municipal, localizado na rua Pará, nº 3227 (Patrimônio Velho), ou pelo telefone, no número gratuito 0800-770-3590.

Pela internet, o acesso ao órgão pode ser feito na página inicial do site da Prefeitura de Votuporanga (www.votuporanga.sp.gov.br), por meio do ícone “Fale com a Ouvidoria”, ou ainda pelo endereço de e-mail: ouvidoria@votuporanga.sp.gov.br.