Unidades de Assistência Social disponibilizam atividades ao público atendido

Inscritos nos grupos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) recebem atividades para serem feitas em casa; objetivo é manter o vínculo, o desenvolvimento social, além de ocupar o tempo de forma saudável

O público atendido pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) da Prefeitura de Votuporanga não deixou de receber atividades nesta época de pandemia em que estão proibidos os encontros presenciais e aglomerações. Orientadores, oficineiros e educadores sociais estão enviando atividades com o objetivo de manter o vínculo e o desenvolvimento social, além ocupar o tempo de forma saudável.

A inovação representa um papel fundamental para o auxílio às famílias atendidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que são realizados nos CRAS, Unidades administradas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga.

No CRAS Oeste, a novidade do mês de junho consistiu no envio de atividades relacionadas ao tema de festa junina, para que os idosos pudessem fazer em casa e posteriormente serem devolvidos, além de receberem kits de doces juninos.

No CRAS Sul, os adolescentes foram contemplados com livros doados pela Secretaria da Cultura e Turismo. De acordo com o histórico e acompanhamento de cada adolescente e família, a equipe fez a seleção de livros que poderiam ajudar neste momento, além de enviar orientações sociais sobre o coronavírus.

Os idosos do Serviço de Convivência e os integrantes do grupo noturno do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) também receberam correspondências.

O secretário de Assistência Social, Thiago Augusto Francisco, ressaltou que as rotinas dos serviços de convivência e demais atividades nos CRAS mudaram, mas a equipe se mobilizou para inovar.

"Atendendo os objetivos dos serviços, mantendo orientações dos ganhos sociais, informamos que o trabalho não foi interrompido, mas sim qualificado. Nossos colaboradores prepararam muitas novidades, mesmo que distantes, para desenvolver com os atendidos que fazem parte dos grupos. Dessa forma, podemos dar continuidade aos vínculos, distrair um pouco e, principalmente, tudo pensado no aconchego da casa, seguindo as normas de proteção indicadas".