Seja Digital e Prefeitura de Votuporanga promovem treinamento sobre o desligamento do sinal analógico de TV

Capacitação de colaboradores da prefeitura ajudará a informar a população sobre a mudança do sinal de TV, que acontecerá na região da região de Votuporanga dia 28 de novembro.

A Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e a Prefeitura de Votuporanga, realizam nesta quinta-feira, 30/08, às 9h30, no Auditório do Parque da Cultura, treinamento para servidores municipais de 11 cidades da região. Além de Votuporanga, a capacitação engloba os servidores de Álvares Florence, Américo de Campos, Meridiano, Cosmorama, Parisi, Pontes Gestal, São João de Iracema, Valentim Gentil, Cardoso e Monções. Na terça-feira, 28/08, foi a vez dos servidores das cidades de Indiaporã, Mesópolis, Mira Estrela, Paranapuã, Populina e Turmalina passarem por capacitação em Ouroeste.

O objetivo é levar informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 28 de novembro. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em Votuporanga e em outros 63 municípios da região.

“O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de imagem e som, semelhantes aos de cinema, gratuitamente. Não vamos deixar ninguém para trás", afirma Thais Alves, consultora de mobilização da Seja Digital na região.

A parceria prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital. Além disso, os servidores também orientarão às famílias que têm direito ao kit gratuito.

Mais de 845 mil kits gratuitos (com antena digital e conversor com controle remoto) estão sendo distribuídos nas 395 cidades do interior de São Paulo. Pessoas que não sabem se têm direito ao kit, devem ligar gratuitamente no 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o site sejadigital.com.br/kit para verificar e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Serviço:

Capacitação de Servidores em Votuporanga