Seja Digital firma parceria com prefeituras da região de Votuporanga

Capacitação de servidores ajudará a informar a população sobre a mudança do sinal de TV. Sinal analógico será desligado em 64 cidades da região no dia 28 de novembro

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e prefeituras da região de Votuporanga firmam nesta quinta-feira, 19 de julho parceria com assinatura coletiva do Acordo de Cooperação, com o objetivo de levar informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV à população. Nessas localidades, o sinal analógico será desligado no dia 28 de novembro e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

O evento conta com a presença do diretor financeiro e de logística da Seja Digital, Carlos Saldanha, da consultora de mobilização da entidade, Lívia Guimarães, e do Prefeito de Votuporanga, João Dado. Também foram convidados os prefeitos de 63 cidades da região – Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d'Oeste, Aspásia, Auriflama, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela d'Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guarani d'Oeste, Guzolândia, Icém, Indiaporã, Jales, Macaubal, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Nipoã, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Orindiúva, Ouroeste, Palmeira d'Oeste, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara d'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, União Paulista, Urânia, Valentim Gentil e Vitória Brasil.

A parceria prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital. Além disso, os servidores também orientarão as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal sobre o processo de distribuição de kits gratuitos a que têm direito. Mais de 845 mil kits gratuitos estão disponíveis para as 395 cidades do interior de São Paulo, onde o sinal analógico de TV será desligado em 28 de novembro.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit, com NIS (Número de Identificação Social) em mãos. O agendamento para a retirada dos kits gratuitos ainda não foi iniciado na região, mas as famílias podem deixar seus dados de contato no site ou central telefônica para que recebam esta informação em primeira mão.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Atendimento à imprensa:

Atendimento Nacional