Dentro da nova gestão pública de Votuporanga, o esporte e o lazer constituem-se em instrumentos de integração social, de desenvolvimento físico e mental. Portanto, além de garantir a satisfação de desejos de ordem material, a secretaria vai ampliar os incentivos à prática do esporte, tanto os de competição quanto os de lazer, aperfeiçoando os equipamentos existentes e criando outros, conforme a demanda das comunidades.
Atuação
Esporte Amador
A linha mestra está voltada principalmente para a promoção do esporte amador no sentido da competição e do lazer. Para tanto, serão 13 competições anuais: Campeonato Amador Municipal, Copa Rural de Futebol Amador, Campeonato Bola Livre, Infantis: Mirim Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub -13, Sub -15 e Sub -17, Veteranos: Campeonato de Futebol Quarentão e Campeonato de Futebol Cinquentão, Campeonato Feminino e Campeonato Inter-bairros.
Esporte Escolar
A intenção é uma melhor e maior participação nas escolas, visando descobrir talentos entre os estudantes da rede oficial.
Esporte de Participação Comunitária
Estimular a prática de esportes nos bairros, por intermédio das escolinhas abertas para a comunidade, incentivando a participação da população. Todos os esportes serão enfocados, com ênfase para o Vôlei (modalidades Iniciação - entre 10 a 15 anos) e Adulto - acima dos 15 anos); Caratê (todas as categorias, inclusive kata individual); Tênis de Mesa (todas as idades); Basquete (visando a formação da equipe de competição de Votuporanga, para a disputa de diversos campeonatos da LIBASKET (Liga Riopretense de Basquetebol) e da FPB (Federação Paulista de Basquetebol); Skate (todas as idades); e Judô (todas as idades).
Esportes de Rendimento
Enfoque na formação e treinamento de atletas e equipes, inclusive ciclismo, bocha e atletismo, visando a participação de Votuporanga nos certames oficiais, tais como os Jogos Abertos, Jogos Regionais, JORI, além das ligas nacionais e regionais de biribol, vôlei e basquete, inclusive os campeonatos tradicionais, organizados por emissoras de televisão (TV Tem, Record e Bandeirantes). Para tanto, a SEL investirá na descoberta, formação e treinamento de atletas, buscando a formação de equipes capacitadas para as disputas.
Fabiano Cássio de Souza Gimenez
Empresário
Empresário há mais de 20 anos do ramo esportivo de academias, Fabiano Cássio de Souza Gimenez, 42, é ligado ao esporte desde a juventude. Também já foi atleta do ciclismo, participando de diversas competições esportivas de âmbito regional e estadual.